Leandro Mazzini informa que o Hospital das Clínicas da Universidade Federal do Paraná recusou pedido para ser de referência para triagem e tratamento de pacientes vítimas de coronavírus em Curitiba.
A assessoria do HC enviou uma nota ao Blog do Tupan negando a informação de Leandro Mazzini
A informação não é verdadeira e não fomos procurados para falar sobre o assunto. Desta forma, pedimos a correção do conteúdo e exercemos nosso direito de resposta:
>>>
O Complexo Hospital de Clínicas da UFPR tem participado de reuniões frequentes junto à Secretaria Municipal de Saúde, desenvolvendo protocolos e fluxos de atendimento. Somos um hospital de nível terciário e 100% regulado pela Secretaria Municipal de Saúde. Isto significa que todos os pacientes que dão entrada em nossa instituição são encaminhados pela Central de Regulação da SMS.
Informamos também que estamos realizando, internamente, treinamentos e desenvolvendo protocolos referente ao enfrentamento do Covid-19 há quase dois meses. Entendemos que mesmo não sendo o hospital de referência para a doença precisamos estar preparados para atender as demandas da sociedade e atuar nesta pandemia. Em nenhum momento o HC se negou a atender e receber pacientes suspeitos ou confirmados com COVID-19.
Nossos protocolos estão sendo reavaliados diariamente por uma Comissão de especialistas e todos nossos profissionais, tanto da área assistencial quanto administrativa, estão sendo orientados a acompanhar os protocolos clínicos e fluxos internos, respectivamente.
Canais para dúvidas diretas para os profissionais da saúde também estão abertos, orientando sobre o cuidado com nossas equipes e acolhimento de possíveis casos. Nossa intenção é garantir que os trabalhadores do CHC tenham segurança por meio de informação, nos auxiliando a dirimir os boatos que têm se espalhado.
Desenvolvemos também campanhas orientativas para reforçar os hábitos de higiene, a fim de orientar tanto público interno, quanto pacientes e sociedade. Os interessados podem baixar o material no site do CHC.
Tendo em vista a alta complexidade de nossos atendimentos, que reflete nossa classificação com o Hospital terciário, também adotamos medidas para evitar aglomerações no interior da instituição, tais como:
- Orientação para que os pacientes venham ao Hospital somente na data agendada para sua consulta ou exame;
- Só será permitida a permanência de acompanhantes previsto em Lei;
- Os acompanhantes não previstos em Lei deverão aguardar o paciente fora das dependências do CHC;
- Novos horários de visitas passarão a vigorar, com a entrada de apenas 1 pessoa, sem revezamento e durante 30 minutos;
- Antes de entrar no Hospital todos devem higienizar as mãos com álcool gel.
No momento não há casos suspeitos sendo atendidos em nossas dependências.
O reitor de esquerda tem medo do coronavírus
Cada uma. Deviam ser obrigados