Rosiane Correia de Freitas conta no Plural que a página do prefeito de Curitiba, Rafael Greca (DEM), na Wikipedia (enciclopédia online colaborativa) é palco de uma disputa virtual. Uma sequência de edições visando publicar ou apagar informações sobre a biografia do prefeito acabou fazendo o site proteger temporariamente o conteúdo.
A “guerra de narrativas” aconteceu pela última vez em 9 de janeiro e teve como alvo uma seção chamada “Controvérsias” que descreve uma denúncia feita na eleição de 2016 pela Folha de S.Paulo. A reportagem mostrava fotos de redes sociais em que apareciam, na chácara de Greca, objetos idênticos a peças históricas que desapareceram do acervo da Casa Klemtz durante o seu primeiro mandato de prefeito.
Na época, o caso foi usado na eleição. Greca negou ter se apropriado dos objetos e disse que comprou réplicas. O caso levou a uma sindicância da prefeitura interrompida por ordem judicial.
No dia 9, das 19h28 às 19h51 sete edições modificaram a página, das quais três removeram a seção “Controvérsias” inteira alegando, em algumas edições, vandalismo, má fé e difamação. As informações, no entanto, foram recolocadas por um editor da Wikipedia.
As mesmas informações já haviam sido apagadas da página em 9 de outubro de 2018, quando a página também foi protegida após ser alvo de seguidas edições, com a inclusão e supressão de um trecho que, além de informações sobre o caso da Casa Klemtz, também listava “polêmicas” do prefeito como a fala sobre moradores de rua, quando afirmou numa sabatina que quando tentou ajudar um pobre, vomitou “por causa do cheiro”.
O caso da Casa Klemtz, no entanto, voltou à página em 5 de junho de 2019, já sem as informações sobre outras polêmicas.
Não deveria. Tudo que eu li aqui é verdade.
Quem bate em cachorro morto Tupã?
Para estarem batendo diuturnamente no Greca, é pq, como disse um pré candidato em um velório de um amigo em comum , nao p mim, mas ouvi bem: nao sei se sairei candidato, muito caro a cara a campanha. As maquinas publicas ja estão c Greca, ele ja levou essa. Fiep e Fecomércio c ele. Pro Ratinho que adora Pimentel, esta naquela saia justa
É o currículo dele não é bom
O Governador Ratinho Junior vai apoiar o Deputado Federal e atual Secretário de Justiça, Família e Trabalho NEY LEPREVOST.
O alto coturno do governo estão trabalhando para trazer o Eduardo Pimentel que se continuar sendo baba ovo do Greca ASFALTOS … vai afundar junto.
À população Curitibana vai mandar o o Prefeito Rafael Greca em bora… já está cumprindo aviso prévio!!! E vai levar junto o TRAÍDOR DO PÍER !
Ele SUBTRAIU sim o patrimônio PÚBLICO DA FUNDAÇÃO CULTURAL DE CURITIBA !
Tem que devolver , ou ir preso
Passado negro, isso sim