spot_img
quinta-feira, dezembro 26, 2024
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
InícioPolítica ParanáTransporte público de Curitiba parou no tempo

Transporte público de Curitiba parou no tempo

spot_img
spot_img

* Wander Santos

** José Carlos Chicarelli

Curitiba já poderia ter implantado alternativas para melhor atender os usuários do transporte coletivo da capital paranaense, no entanto, devido ao monopólio ferrenho, a cidade ficou parada no tempo e agora os usuários viram uma saída nas micros opções alternativas como os aplicativos, bicicletas, mobiletes e em breve, quem sabe, até moto táxi.

Na gestão anterior do ex-prefeito Gustavo Fruet (PDT) foi até divulgado que o metro seria construído, no entanto forças ocultas venceram e o projeto foi engavetado.

Com tanta fama no mundo dos transportes públicos, Curitiba já deveria ter implantado outras alternativas que atendessem quantidades maiores de passageiros como VLT, metros e até trens suburbanos.

Hoje na principal cidade do Paraná só existe o transporte com ônibus que funciona de forma precária e com uma das passagens mais caras do país.

Em 2015 os usuários do transporte coletivo de Curitiba e Região Metropolitana, sofreram a desintegração das linhas metropolitanas com a urbana, aumentando o desinteresse dos usuários pelo modal.

O atual prefeito de Curitiba Rafael Greca (DEM) para se eleger prometeu a reintegração  das linhas urbanas com a metropolitana.

Esperamos que o próximo comandante do Palácio 29 de Março defenda realmente o transporte coletivo integrado com outros modais.

*Wander Santos atuou como DBA em empresa de transporte público, gerente de tecnologia em empresas do transporte público, empresário na área de prestação de serviços de tecnologia para transporte público e desenvolvedor de novas tecnologias para sistemas de transporte público.

**José Carlos Chicarelli é suplente de vereador e criador da CPI URBS -Transporte Coletivo Curiiba

Notícias Relacionadas

7 COMENTÁRIOS

  1. Eu, como usuário do transporte coletivo, digo que a prefeitura está nem aí com seus usuários! Vejamos, uso o expresso, linha campo comprido – centenário, moro no bigorrilho e desço no shopping estação. Os ônibus são os piores, com certeza o refugo das outras linhas, ñ é possível, pego ônibus com mais de 20 anos, e pior, melhor que muitos “mais novos” de uma década!! O maior problema, no horário que pego, +/- às 8h., tenho que esperar 3 as vezes 4 ônibus para embarcar, já chegam lotado, a porta abre e não entra ninguém!!! UM ABSURDO!!! Que coloque + carros na linha c intervalos menores de tempo nos horários de pico!! Limpeza tb é um problema, acho q limpam 2x por semana! E em dias de muito calor, depois das 18h fica dificil, carro já chega quente no shopping estação e na rui barbosa lota de um jeito q complica tudo!! UM POUCO DE CONFORTO AJUDARIA, AR CONDICIONADO !!

  2. Transporte público da nossa capital tá um lixo ,super lotação ,temos que esperar três ônibus pra poder entrar . Horário de pico é um caos , queria que esses políticos eleitos ( prefeito e governador fizessem algo pra melhorar o transporte público . Parem de roubar os paranaenses e coloquem mais ônibus , esses políticos corruptos não usam transporte público e não estão nem aí para os usuários .

  3. População de Curitiba entendam: Evolução no IPPUC é igual a ato de vandalismo contra seus cidadãos!
    Eles interferem nos bairros por onde passam seus biarticulados destruindo o comércio local de ponta a ponta.
    Vejamos o caso da 7 de Setembro – Rua Ilhada por grades divisórias separando lado a lado. O comércio sufocado pela ausência de clientes motorizados. Rua capada de seus espaços ao estacionamento. Transito veicular com fluxo totalmente propicio a engarrafamentos. Usuários do transporte coletivo – azulão – não são vistos pela rua, afinal param de terminal em terminal. Veículos biarticulados andando em velocidade incompatível com a rua. Os proprietários dos estacionamentos existentes em sua extensão consideram o projeto ali existentes prejudicial a todos. Moradores escravos da lentidão absurda do trafego de veículos. Não por acaso, a maioria dos comerciantes saiu da Rua. Vide Panificadora Brioche. Fiz um levantamento de satisfação dos comerciantes, desde a Rua Mariano Torres até a Rua Coronel Dulcídio. Ouvi 120 comerciantes, destes, apenas 7(sete) isso mesmo, 7 estavam satisfeitos com a implantação daquele sistema viário.
    EVOLUÇÃO é de que precisa Curitiba.
    O IPPUC está a quem desta capacidade. Em pensar de que à 10 anos, no máximo 15 anos nossa, população estará andando de “DRONE” pessoal, isso é, em um sistema aéreo, direto de ponto a ponto, sem engarrafamentos. Aí, adeus sistema de transporte de massa que conhecemos hoje.
    Os outros lugares se desenvolvem e Curitiba se arrasta.
    Graças a Deus surgiu o UBER, 99, etc. Senão, estaríamos escravos do monopólio dos Táxis. 2.900 carros para uma capital de 2.000.000 de pessoas. Uma piada.

  4. Moro no Bacacheri e sou usuário do transporte Coletivo. Posso dizer que com Rafael Greca e depois que Ogeny Pedro Assumiu a URBS, o transporte melhorou muito, com novos ônibus e novas linhas!

  5. UMA DROGA, HORÁRIO DE PICO É UM CAOS, E OUTRA UMA CAPITAL DESSA FICAR DEPENDENDO DE ÔNIBUS, PELO AMOR DE DEUS JÁ DEU ESSA HISTORIA DE CURITIBA SER CIDADE MODELO DE TRANSPORTE PUBLICO EM BRT, QUANDO QUE VÃO ENXERGAR QUE NÃO DA MAIS E PRECISA MODERNIZAR E GANHAR TEMPO SEM FICAR PARANDO EM SEMÁFOROS , E AINDA QUEREM QUE A POPULAÇÃO ANDE MAIS DE TRANSPORTE PUBLICO PARA DESAFOGAR O TRANSITO COMO, NÃO SEI QUAL TA PIOR, OU VOCÊ ANDA IMÓVEL COM DIFICULDADE ATÉ PARA RESPIRAR EM UM ÔNIBUS MARAVILHOSO MELHOR DO MUNDO, OU FICA O DIA TODO PASSANDO RAIVA NESSA MERDA DE TRANSITO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Notícias Recentes

- Advertisment -