Lançado oficialmente nesta quinta-feira (31), durante o evento Governo 5.0 realizado em Foz do Iguaçu, o Programa Paraná Mais Cidades do Governo do Estado irá destinar R$ 351 milhões para diversas obras e equipamentos nos 399 municípios do Paraná.
O Programa é uma parceria entre o Governo do Estado e a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).
A origem dos recursos para o Programa vem da economia feita pela Assembleia e será repassado aos municípios através das Secretarias correspondentes aos projetos apresentados.
Para o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano (PSDB), o programa Paraná Mais Cidades é fruto de um entendimento entre todos os deputados estaduais que participam das ações planejadas pela Mesa Executiva e que tem possibilitado economia de recursos e, consequentemente, a devolução desses valores ao Poder Executivo.
“Agradeço a todos os deputados pela parceria que têm dado condições para uma boa gestão na Assembleia. Esse trabalho de união e de apoio nas decisões importantes da Casa tem garantido bons frutos para a população paranaense”, disse. “Esse Programa é um exemplo. Foi amplamente discutida com todos os parlamentares a forma como seria construído esse projeto com o Governo do Estado e, somente com a união de todos, foi possível tirá-lo do papel e colocar na prática um amplo trabalho de desenvolvimento em infraestrutura nas cidades paranaenses”, complementou Traiano.
O governador Carlos Massa Ratinho Júnior (PSD) frisou a importância de um programa como esse que, além de gerar emprego para os paranaenses, tem como objetivo dar melhor qualidade de vida para a população, com obras importantes em todas as cidades. “Hoje é um dia muito importante com a assinatura desse grande convênio com as prefeituras do Paraná em parceria com a Assembleia Legislativa, que tem feito uma boa gestão, tem economizado recursos para repassar para os municípios. Esse Programa tem o objetivo de fomentar o desenvolvimento e fornecer assistência e investimentos nos municípios”, afirmou.
“Em dez meses como governador deu um show de competência”, assim o primeiro secretário da Assembleia Legislativa, deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB), iniciou sua fala em agradecimento ao governador Ratinho Júnior pela parceria no Programa Paraná Mais Cidades. O Programa, segundo Romanelli, foi “construído na opinião de cada um dos deputados e tem como foco diminuir as desigualdades sociais e promover a inclusão social através de políticas públicas”. O primeiro secretário da Alep reforçou que esse não é um Programa de partido politico, pois irá “atender a todos os deputados. O partido desse Programa é a inclusão social dos paranaenses”, frisou.
O deputado Hussein Bakri (PSD), líder do Governo na Alep, agradeceu o apoio de todos os deputados durante as votações na Casa e que o Programa Paraná Mais Cidades é uma “conquista da Mesa Diretora da Alep. Todos os deputados foram ouvidos e ficou decidido que a devolução de recursos da Assembleia fosse para esse programa”.
Áreas – Os investimentos do Programa Paraná Mais Cidades ocorrerão em seis grandes áreas – Agricultura, Desenvolvimento Sustentável e Turismo, Segurança Pública, Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas, Educação e Esporte, e Infraestrutura e Logística – e serão aplicados após convênios entre as Secretarias de Estado e as prefeituras.
Participaram do ato de assinatura do convênio, além do governador Ratinho Júnior, do presidente da Alep Ademar Traiano, do primeiro secretário da Alep Luiz Claudio Romanelli e do líder do Governo na Alep Hussein Bakri, o secretário da Casa Civil, Guto Silva e os deputados: Gilson de Souza (PSC), Plauto Miró (DEM), Marcel Micheletto (PL), Nelson Luersen (PDT), Alexandre Amaro (Republicanos), Alexandre Curi (PSB), Anibelli Neto (MDB), Artagão Júnior (PSB), Cobra Repórter (PSC), Coronel Lee (PSL), Delegado Jacovós (PL), Do Carmo (PSL), Douglas Fabrício (PPS), Emerson Bacil (PSL), Evandro Araújo (PSC), Galo (PODE), Homero Marchese (PROS), Luiz Fernando Guerra (PSL), Marcio Pacheco (PDT), Michele Caputo (PSDB), Nelson Justus (DEM), Reichembach (PSC), Ricardo Arruda (PSL), Soldado Adriano José (PV), Soldado Fruet (PROS), Subtenente Everton (PSL), Tiago Amaral (PSB) e Tião Medeiros (PTB).
Economia só com efetivos, pois hoje temos 267 efetivos e 1484 comissionados…
Parabéns Traiano. Assim é que precisa fazer.
Aí sim. Não adianta lotar a Alep de funcionários sem necessidade.