Diversas atividades econômicas, em especial a avicultura, estão sofrendo graves prejuízos devido as constantes quedas de energia no Sudoeste. Prefeitos se mobilizaram e pediram, através do deputado Ademar Traiano (PSDB), providências ao governador Ratinho Junior (PSD). Foi agendado um encontro entre os prefeitos e empresários da região e a direção da Copel para discutir o problema. O encontro será nesta sexta-feira, dia 22, na sede da Amsop, em Francisco Beltrão.
Segundo Traiano a Copel irá apresentar, durante o encontro, os investimentos previstos pela companhia para melhorar a distribuição de energia elétrica. O deputado pediu ao governador que o problema seja solucionado no mais breve espaço de tempo possível. Nos últimos meses, as interrupções têm se tornado ainda mais frequentes e afetado, principalmente, a avicultura e a produção de leite.
O encontro dos prefeitos com a Copel resultou de um apelo do presidente da Amsop, Mauro Cenci, prefeito de Saudades do Iguaçu, ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano, ainda em fevereiro, durante evento que debateu a crise do leite na Região Sudoeste. Devem comparecer ao encontro, além do deputado, prefeitos, diretores e o presidente da companhia, Daniel Pimentel.
“Nossa região organizou cadeias produtivas, melhorou a qualidade da produção e hoje abastece boa parte dos mercados nacional e internacional de leite e frango. Porém, tudo isso está sendo prejudicado por uma questão relativamente básica, que é o acesso à energia de forma constante, sem interrupções que venham causar prejuízos aos produtores e, de forma indireta, a toda a sociedade”, diz o prefeito Mário Cenci.