O quinto módulo do 1º Curso de Gestão Parlamentar, organizado pela Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Paraná abordará nesta terça-feira (26), um tema chave. Todos os detalhes sobre protocolos de projetos de lei, requerimentos, ofícios e os seus trâmites, serão abordados pelo diretor de Assistência ao Plenário (DAP), Juarez Villela Filho. O módulo “Processo de Plenário” inicia às 9h30.
“O Curso de Gestão Parlamentar, é mais uma iniciativa da Mesa Diretora da Assembleia para tornar está Casa mais transparente e acessível a todos”, diz o presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB). Ele destaca que o curso vai auxiliar especialmente assessores dos novos deputados mas “está aberto a participação de todos os interessados”.
Na semana passada foi feita explanação sobre Redação Oficial e as formas de montar um projeto de lei. Neste próximo módulo, serão explicados os próximos passos, sobre como protocolar os projetos, sobre o trâmite e os prazos regimentais. “Tudo tem uma sequência que deve ser obedecida e prazos. Dependendo do tipo de documento que será protocolado será necessário um número maior de assinaturas de deputados, então tudo isso será abordado neste módulo e será importante a participação de todos os servidores, para que possam ficar em sintonia com os processos legislativos”, destaca Juarez Villela.
O curso de Gestão Parlamentar, formado por seis módulos, será encerrado na quinta-feira (28), com o tema Gestão Informacional, ministrado pela servidora Milena Renner, e que abordará o sistema de informatização da Assembleia.
Inscrições – Todos os cursos organizados pela Escola do Legislativo são gratuitos e abertos ao público. No entanto, as vagas são limitadas e, por isso, é preciso fazer a sua inscrição no evento de interesse. O processo é simples e rápido. Basta acessar o site da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, clicar no link da Escola do Legislativo e depois no banner do curso de sua preferência. Mais informações pelo telefone (41) 3350-4000.
Ademar Traiano (Foto: Nani Gois/divulgação)