A reinauguração da nova ala de genética e doenças raras do Hospital da Criança de Maringá mexeu com a deputada estadual e segunda secretária da Alep (Assembleia Legislativa do Paraná, Maria Victoria, do Progressistas.
Maria Victoria percorreu em muitos gabinetes do Paraná e de Brasília, com ajuda do pai, Ricardo Barros (PP), para conseguir um lugar próprio no complexo hospitalar três anos, estava previsto somente a partir de 2028.
Foi no governo da mãe, Cida Borghetti (PP), em 2018, que o Hospital da Criança foi iniciado.
A ala tem estrutura de hospital-dia, com consultas especializadas com médico geneticista, exames genéticos específicos, terapias avançadas e administração de medicações de alto custo fornecidas pelo SUS.
Na inauguração, Maria Victoria e o prefeito Silvio Barros falaram da vitória: “graças à boa gestão e ao trabalho em equipe antecipamos em três anos a abertura deste ambulatório que é um marco para Maringá, para a região e para todo o nosso Estado. É mais um passo firme rumo à consolidação do Paraná como referência nacional em políticas públicas voltadas às doenças raras”, disse.
“Neste espaço, vamos salvar crianças. Não estamos antecipando em três anos a entrega de um laboratório, mas antecipando a possibilidade do diagnóstico e tratamento adequado das nossas crianças. O laboratório é material, mas essa entrega representa a garantia da oportunidade de cura três anos antes para essas crianças”, afirmou o prefeito Silvio Barros.