Após a Câmara Federal aumentar a de 513 para 531 deputados federais, o efeito cascata está sendo discutindo nos legislativos de todas as cidades do país, em Curitiba, vereadores começaram a pensar no aumento do número de parlamentares de 38 para 41, com possibilidade de 42 para a eleição de 2028.
A proposta para aumentar o número de vereadores deve ser feita pela Mesa Diretora, ela apresenta o projeto de resolução, encaminha para o plenário e se a maioria concordar, a decisão é comunicada a Justiça Eleitoral.
A Câmara Municipal de Curitiba poderia ter 41 cadeiras desde de 2008, mas a então vereadora Roseli Isidoro, do Partido dos Trabalhadores, articulou a derrubada da proposta e ela nem chegou a ser votada.
Após a eleição Roseli Isidoro não estava entre os 38 parlamentares eleitos, ela foi a 39ª, se tivesse apoiado o projeto, teria ganho um mandato na legislatura 2009 a 2012.
Roseli Isidoro tentou judicializar a questão, mas perdeu porque o plenário não comunicou a Justiça Eleitoral o novo número de cadeiras.
CORTAR UMA GRAMA NINGUÉM QUER NÉ????KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK…
Absurdo… Será que eles não perceberam a repercussão extremamente negativa que teve essa discussão do número bde deputados em Brasília? E não adianta politicamente só se pensa o quanto mais podem arrancar do povo/contribuinte.