O Casa Fácil Paraná, principal iniciativa de moradia popular do país, ultrapassou a marca de 110 mil famílias atendidas desde sua criação, com aplicação de recursos que superam R1,2 bilhão e que já contemplaram 82.267 famílias na modalidade de subsídio à entrada da residência própria, desde 2019.
O governador do Paraná e presidencial para 2026, Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) enfatizou a liderança nacional do projeto em número de beneficiários e diversidade de soluções oferecidas. “Somos referência na construção de moradias e agora ampliaremos nosso alcance com políticas específicas para grupos vulneráveis”, declarou.
Na primeira etapa a Cohapar teve como alvo, a população com renda de até três salários-mínimos e repasse de R$ 15 mil.
Com o aumento no valor dos imóveis a nível nacional, os valores do programa foram atualizados em sua segunda fase, alcançando famílias com renda de até quatro salários-mínimos e concessão de R$ 20 mil de subsídio.
Outro destaque é com relação a modalidade de regularização fundiária, dividida entre as categorias Escritura na Mão, feita por empresas especializadas contratadas pela Cohapar, e a Escrituração Direta, voltada a mutuários da Companhia.
Até o momento, 18.477 imóveis foram regularizados em todo o Estado, acabando com a insegurança jurídica das famílias.
Além do valor de entrada e da regularização fundiária, o Casa Fácil possui também a modalidade Viver Mais Paraná, voltada ao atendimento da pessoa idosa com a construção de condomínios residenciais fechados, onde os beneficiários podem desfrutar de um local adequado às suas necessidades e anseios.