O governo estadual concluiu o processo licitatório para a elaboração do Estudo de Viabilidade Técnica, Socioeconômica, Ambiental e Jurídica (EVTEA-J) do futuro Complexo Rodoviário do Litoral. A Prosul Projetos Supervisão e Planejamento Ltda. foi declarada vencedora, com proposta orçada em R$ 3,1 milhões.
Com validade de 15 meses, o contrato será formalizado após homologação e procedimentos administrativos. A iniciativa prevê a construção de 151 km de vias, distribuídos em três eixos estratégicos que conectarão terminais portuários, municípios costeiros e fronteiras com estados vizinhos.
O projeto visa otimizar o escoamento da produção agrícola e industrial, além de reduzir custos logísticos para empresas instaladas na região. Especialistas destacam que a nova infraestrutura pode impulsionar o turismo e aliviar o tráfego na BR-277, principal corredor atualmente sobrecarregado.
A fase de estudos avaliará impactos ambientais em áreas sensíveis, como manguezais e unidades de conservação, além de analisar soluções para comunidades tradicionais. O plano integra o programa Paraná Logístico, que recebeu R$ 800 milhões em investimentos nos últimos três anos para modernização da malha viária estadual.
Veja os trechos:
Trecho 1: segmento norte, entre a BR-277 (Marta) e a BR-116 (Alpino), com a implantação de 55 quilômetros, além de um novo acesso ao Porto de Antonina, com 10 quilômetros de extensão.
Trecho 2: segmento sul, conexão entre a BR-277 (Marta) e a BR-376, na divisa com Santa Catarina, com 62 quilômetros de extensão.
Trecho 3: segmento conectando o Trecho 2 e a PR-508, contornando a parte norte da Baía de Guaratuba, com 24 quilômetros de extensão.
FASES – O EVTEA-J tem duas fases, a preliminar e a executiva. Na fase preliminar são elaborados os Estudos Ambientais, Estudos de Tráfego, Estudos Geológicos/Geotécnicos, Estudos Socioeconômicos e Estudos de Traçado.
Na fase executiva estão previstas a Análise Técnica das alternativas analisadas, definição e cálculo dos custos, definição e cálculo dos benefícios, comparação entre benefícios e custos, análises de sensibilidade e socioeconômica de custo-benefício (ACB), análise jurídica e matriz de risco e conclusões e recomendações.
A SEIL ficará responsável por acompanhar todos os trabalhos e fiscalizar a execução do contrato, conforme os critérios estabelecidos em edital e anexos. Quando os estudos estiverem concluídos o Governo do Paraná avaliará, junto com a sociedade, a viabilidade da implementação do complexo ou de parte dele.