Este ano Curitiba irá fazer a licitação do transporte coletivo mais uma vez, o prefeito Eduardo Pimentel (PSD) está atento ao que acontece em todo o Brasil, a população prefere usar transportes particulares aos públicos.
Uma pesquisa realizada recentemente aponta que 51% das viagens na Região Metropolitana de São Paulo foram feitas usando táxis e carros de aplicativo.
Para se ter uma ideia, no último levantamento como esse, em 2017, o transporte individual representou 46% das viagens, enquanto os modais coletivos representavam 54%.
Desde 2000 essa tendência de diminuição da proporção do uso de transporte público já acontecia, mas a última variação representou uma aceleração do padrão.
Por que importa saber disso? A diminuição na escolha pelo uso do transporte público representa uma pior percepção da população sobre os serviços de transporte coletivo.
A questão é uma só, vale a pena subsidiar com milhões o modal, já que a população começa a torcer o nariz para o serviço precário, demorado e caro. (com assessoria)