quinta-feira, junho 19, 2025
spot_img
spot_img
spot_img
InícioCulturaO que fazer em Curitiba na 3ª semana de fevereiro?

O que fazer em Curitiba na 3ª semana de fevereiro?

spot_img

A agenda cultural desta semana oferece uma variedade de atividades para todos os públicos, com opções que vão desde música e teatro até literatura e artes visuais. Os eventos, promovidos em espaços administrados pelo Governo, como teatros, museus e a Biblioteca Pública do Paraná, buscam promover a inclusão e a diversidade cultural.

No litoral, em Pontal do Paraná e Matinhos há shows sertanejos na areia, uma opção noturna para quem estiver na região.

Para os amantes da literatura, o Museu Paranaense sedia o lançamento do livro “Memórias de Água”, da autora Rafaela Tavares Kawasaki, com distribuição gratuita de exemplares. Já o Museu Oscar Niemeyer (MON) oferece a oficina “Criando Estandartes”, uma atividade gratuita que estimula a criatividade e a expressão artística.

Um dos destaques é o concerto especial da Orquestra Sinfônica do Paraná, que acontece neste sábado (15) e marca o início da série “OSP no Museu Niemeyer – Mostly Mozart”, dedicada às obras do renomado compositor Wolfgang Amadeus Mozart. No Teatro Guaíra, o público poderá conferir, na sexta-feira e no sábado (14 e 15), a peça “O Que Só Sabemos Juntos”, que reúne pela primeira vez no palco os aclamados atores Tony Ramos e Denise Fraga, em uma montagem que promete emocionar.

O Centro Juvenil de Artes Plásticas (CJAP), em Curitiba, está com inscrições abertas para 375 vagas em oficinas que começam no primeiro semestre. A Academia Alfredo Andersen também prepara sua programação, com matrículas para cursos gratuitos a partir de 19 de fevereiro de 2025.

Essa programação diversificada reforça o compromisso do Estado em fomentar a cultura e a arte, proporcionando acesso a experiências enriquecedoras para a população. Com opções gratuitas e pagas, a agenda busca atender diferentes interesses e faixas etárias, consolidando-se como um importante pilar de difusão cultural no Paraná.

Confira a programação completa:

Matinhos e Pontal do Paraná

O Litoral do Paraná será tomado pela música sertaneja neste fim de semana, o penúltimo com shows do Verão Maior Paraná em Matinhos e Pontal do Paraná. Nos palcos estarão três artistas que simbolizam a evolução do gênero: além de Eduardo Costa, que fará duas apresentações, as duplas Clayton & Romário e Rionegro & Solimões também vão levar o violão, a sofrência e o ritmo de festa para as areias da orla paranaense. 

No palco principal de Matinhos, os primeiros a dar vida aos instrumentos musicais e esquentar o público são os irmãos Clayton & Romário, a partir das 21 horas, nesta sexta-feira (14). Goianos radicados em Minas Gerais desde a infância, eles apareceram para o cenário nacional durante a pandemia de Covid-19, usando a música para ajudar a população a superar aquele momento difícil.

Biblioteca Pública do Paraná (BPP)

Seção Braille

Cine Inclusivo

Sessões de filmes com audiodescrição para pessoas com deficiência visual.

Títulos disponíveis:

Enciclopédia | Classificação: Livre | Duração: 14 minutos

O Filho do Vizinho | Classificação: Livre | Duração: 7 minutos

Cores e Botas | Classificação: Livre | Duração: 16 minutos

A Fábula da Corrupção | Classificação: Livre | Duração: 8 minutos

Fábula das Três Avós | Classificação: Livre | Duração| 17 minutos

O Boxeador | Classificação: Livre | Duração: 11 minutos

Menina da Chuva | Classificação: Livre | Duração: 6 minutos

Remoto Controle Remoto | Classificação: Livre | Duração: 2 minutos

Dias: 5 a 28 de fevereiro

Horário: 8h30 às 18h — segunda a sexta-feira
Local: Seção Braille
Agendamento pelo telefone: (41) 3221-4985

Jornal Cândido – A mais recente edição do periódico online já está disponível para acesso e download. O conteúdo da vez relaciona literatura e música, tendo como fio condutor o escritor colombiano Andrés Caicedo (1951-1977), que publicou “¡Que viva la música!”, em reportagem assinada por Fernanda Maldonado. Na retranca, uma prateleira com títulos relacionados ao assunto da capa. 

Na sessão Entrevista, Rodrigo Garcia Lopes conversa com o jornalista, músico e escritor londrinense Bernardo Pellegrini. O também músico e escritor carioca Rogerio Skylab publica um conto em sua estreia na ficção, com o recém-lançado “Homem-urubu” (Madame Psicose e Kotter Editorial). Seguindo com a pauta literária e musical, uma tradução de Melissa Luz para a letra de Lou Reed (Velvet Underground), “O Presente”.

O jornal oferece outros conteúdos inéditos, como uma crônica de Pedro Guerra, poema de Ronaldo Cagiano, um ensaio fotográfico de Malu Cordeiro, além da arte da capa por Iuri De Sá.

Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA)

Inscrições para oficinas gratuitas – A Academia Alfredo Andersen abrirá o período de matrículas para oficinas gratuitas do primeiro semestre de 2025. O prazo de inscrição será de 19 a 21 de fevereiro, das 9h às 11h30 e das 13h30 às 16h30, de quarta a sexta-feira. As inscrições são direcionadas a pessoas a partir de 18 anos e devem ser feitas presencialmente no setor administrativo do Complexo Alfredo Andersen, localizado no prédio do Museu Casa Alfredo Andersen, situado na Rua Mateus Leme, 336, em Curitiba. Saiba mais no site https://www.mcaa.pr.gov.br/ 

Exposição Permanente – Destinada a mostrar as obras de Alfredo Andersen, essa exposição contém quadros e desenhos que marcaram a vida e legado do pai da pintura paranaense. Entre retratos, paisagens e cenas de gênero, o público pode contemplar a produção artística do homem que dá nome ao Museu Casa. Entrada gratuita.

Centro Juvenil de Artes Plásticas 

Matrículas abertas – O Centro Juvenil de Artes Plástica (CJAP), em Curitiba, está com matrículas abertas para as oficinas, com ingresso no primeiro semestre. O prazo segue até 21 de fevereiro, das 9h às 11h30 e das 13h30 às 16h30, de segunda a sexta-feira.

As matrículas são feitas por ordem de chegada. Contando com algumas turmas esgotadas, ao todo serão 375 vagas distribuídas em mais de 20 oficinas em diversas áreas: Artes Visuais, Desenho, Cerâmica e Arte Tridimensional, Desenho e Artes Visuais, Desenho e o Processo de Criação, Desenho e Experiências Artísticas, Arte e Experimentações, Fotografia, Técnicas Artísticas e Teatro.

Museu da Imagem e do Som (MIS-PR)

Exposição Desver – “Desver” é uma instalação multissensorial de Ivana Cassuli e Marcelo Borges Eggers, do grupo Blanche Bois, que explora os ciclos de vida e a ressignificação das percepções visuais e sonoras. A mostra utiliza “glitch art”, “vídeo painting” e intervenções tecnológicas para criar novas formas de ver e ouvir o mundo. Entrada gratuita.

Exposição Antonina – O Museu da Imagem e do Som inaugurou na Estação Ferroviária de Antonina uma exposição que celebra a história e cultura do município litorâneo por meio de acervo audiovisual do próprio museu. A mostra apresenta uma seleção de imagens do fotógrafo Jesus Santoro (1994-2003) e objetos tridimensionais, com equipamentos históricos que ilustram a evolução das tecnologias de imagem e som. A entrada é gratuita e o local funciona de segunda a segunda, das 9h às 18h.

Museu Paranaense (MUPA) 

Mostra “O corpo ali onde não está” – Fica em cartaz até março a exposição “O corpo ali onde não está” de Miro Spinelli. Nesta obra, o artista apresenta uma instalação em larga escala baseada no processo da cura do sabão, utilizando aproximadamente 300 litros de óleo de fritura de reuso.

Mostra “Ante Ecos e Ocos” – Uma exposição de longa duração que apresenta a cultura afro-brasileira no Paraná a partir de objetos que integram o acervo do Museu Paranaense. A exposição é um projeto de curadoria compartilhada, formada por um grupo interdisciplinar de pesquisadores e artistas que identificaram diálogos possíveis entre interesses acadêmico, museal, artístico e representativo dos afro-paranaenses.

Lançamento do livro “Memórias de Água” – A escritora Rafaela Tavares Kawasaki lança na sexta-feira (14), às 17h30, seu primeiro livro de poemas, “Memórias de água” (Telaranha, 2025), no MUPA. O evento é gratuito e conta com uma roda de conversa com a autora, a editora Bárbara Tanaka, a artista visual Lucí Guerra e mediação da tradutora e doutora em Estudos Literários, Emanuela Siqueira. No dia do lançamento, a obra será distribuída gratuitamente. O evento também vai contar com tradução em Libras.

Museu Oscar Niemeyer (MON)  

Oficina | Criando Estandartes – Na quarta-feira (19), a oficina terá duas sessões, a primeira às 10h e a segunda às 14h30, com libras. O local será no Espaço de Oficinas que fica no subsolo do MON. No dia, os participantes vão criar um estandarte com pintura, colagem e bordado. As oficinas são recomendadas para maiores de 7 anos. Menores de 14 anos precisam estar acompanhados de um adulto para participar.

As inscrições são liberadas com 15 minutos de antecedência e seguem ordem de chegada. A atividade está sujeita a lotação. Para participar, não é necessário ter conhecimento prévio em arte.

Centro Cultural Teatro Guaíra  

“OSP no Museu Niemeyer – Mostly Mozart” – A Orquestra Sinfônica do Paraná inicia neste sábado, 15 de fevereiro, a série “OSP no Museu Niemeyer – Mostly Mozart” com um concerto especial dedicado à obra de Wolfgang Amadeus Mozart. O espetáculo será às 16h, no vão-livre do MON. A série contará com seis edições ao longo de 2025, celebrando a obra do compositor austríaco em um dos espaços culturais mais icônicos do Paraná.

As apresentações terão entrada gratuita e sem necessidade de retirada de ingressos. As próximas estão programadas para os dias 5 de abril, 5 de julho, 6 de setembro, 8 de novembro e 6 de dezembro, sempre aos sábados, no mesmo horário e local. Entrada livre. 

Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão)

O Que Só Sabemos Juntos – O Guairão recebe sexta e sábado (14 e 15) o espetáculo que marca o primeiro encontro nos palcos dos atores Tony Ramos e Denise Fraga, “O Que Só Sabemos Juntos”. As apresentações começam às 21 horas. A montagem teve sua estreia no dia 26 de abril do ano passado no Teatro Tuca, em São Paulo, e já foi apresentada em Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre e Rio de Janeiro.

Ingressos AQUI

Miniauditório Glauco Flores de Sá Brito

Encontro em Semibreve ou Depois da Partida – Uma reflexão sensível sobre amor, separação e as histórias que construímos ao longo da vida é o tema central de “Encontro em Semibreve ou Depois da Partida”, espetáculo que estreou na quarta-feira (12) e segue até domingo (16). As sessões de sexta e sábado iniciam às 20h, e no domingo, às 19h.

Teatro José Maria Santos 

A Ópera Queer Inacabada – No dia 16 de fevereiro, o Teatro José Maria Santos recebe “Evoé, Cleon!”, uma homenagem ao artista transgressor Cleon Jacques, ícone da cena teatral curitibana. Dirigida por Cesar Almeida, a peça mistura tragédia, celebração e resistência, unindo dança, música e performance para contar a história de Cleon, desafiando padrões e celebrando sua arte de forma intensa e poética. A apresentação será no domingo, às 18h e 20h, com entrada gratuita.

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Notícias Recentes

- Advertisment -