Os gestores municipais que assumem as prefeituras nos 399 municípios do Paraná neste ano terão a chance de ampliar seus conhecimentos e compartilhar práticas inovadoras durante o evento Paraná Mais Cidades, promovido pelo Governo do Estado.
O encontro, realizado em Foz do Iguaçu, tem como objetivo modernizar a administração pública e estreitar a colaboração entre as esferas estadual e municipal. A iniciativa visa apresentar programas e ferramentas que podem ser implementados localmente para melhorar a qualidade dos serviços oferecidos à população.
A agenda inclui palestras, workshops e uma Feira de Serviços, onde os participantes poderão interagir diretamente com representantes de diversas instituições, como Secretarias de Estado, Assembleia Legislativa, Tribunal de Contas, Ministério Público, Defensoria Pública e Sistema S.
Essa estrutura proporciona uma imersão em temas estratégicos, como planejamento urbano, educação, habitação e inovação na gestão, além de facilitar a troca de experiências entre os presentes. O evento também busca capacitar agentes públicos para enfrentar os desafios comuns às cidades paranaenses, como a otimização de recursos e a melhoria da eficiência administrativa.
A abertura oficial ocorrerá nesta quinta-feira (13), às 9h, com a presença do governador Carlos Massa Ratinho Junior, que ministrará a palestra “Paraná: uma Potência”. Em seguida, às 10h30, o painel “Desafios e Oportunidades” reunirá os secretários Guto Silva (Planejamento), João Carlos Ortega (Casa Civil), Roni Miranda (Educação) e o diretor-presidente da Cohapar, Jorge Lange, para discutir estratégias de desenvolvimento regional. Às 11h30, Tadeu Barros, diretor-presidente do Centro de Liderança Pública (CLP) e colunista da Exame, abordará o tema “DNA Inovador para a Gestão”, destacando práticas que podem transformar a administração pública. O evento também contará com a participação de especialistas em políticas públicas, que trarão cases de sucesso e soluções adaptáveis às realidades locais.
No período da tarde, serão ofertadas uma série de oficinas e capacitações aos participantes, com representantes da Celepar, da Procuradoria-Geral (PGE), Procon, Secretaria da Justiça, Secretaria da Fazenda, Fomento Paraná, Sanepar, Defesa Civil, Ministério Público do Paraná (MPPR) e Defensoria Pública.
Na sexta-feira, o evento inicia às 9h com palestras do Sebrae, Sesc e Senac. Às 9h30, acontece um novo painel “Desafios e Oportunidades”, com os secretários estaduais Natalino Avance (Agricultura e Abastecimento), Leandre Dal Ponte (Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa), Alex Canziani (Inovação, Modernização e Transformação Digital), Marcio Nunes (Turismo), Sandro Alex (Infraestrutura e Logística), Beto Preto (Saúde) e João Carlos Ortega (Casa Civil). Também participam os presidentes da Copel, Daniel Slaviero; e da Sanepar, Wilson Bley Lipski, e coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Fernando Schünig.
A programação inclui, ainda, uma série de anúncios do governador Ratinho Junior de programas que beneficiam os municípios paranaenses.
DEFENSORIA PÚBLICA – A partir da abertura oficial, nesta quinta-feira, a Defensoria Pública do Estado do Paraná terá um estande na Feira de Serviços do evento para receber o público. A DPE-PR apresentará nove projetos que podem contribuir para a inovação e o fortalecimento de políticas públicas municipais, principalmente voltadas ao acesso à justiça.
No mesmo dia, às 16h, a instituição realiza a capacitação “Defensoria Pública Fora das Sedes: Parcerias para Garantir os Direitos da População Vulnerável”. Com duração de uma hora, a apresentação mostrará a prefeitos e prefeitas as oportunidades de utilizar os serviços jurídicos gratuitos mesmo em cidades que ainda não contam com uma sede da instituição. Hoje, a DPE-PR abrange 74 municípios com seus espaços físicos. No entanto, inúmeros projetos permitem ampliar o atendimento a todo o estado.
MINISTÉRIO PÚBLICO – O MPPR também participa da Feira de Serviços, onde vai distribuir materiais informativos sobre sua atuação na proteção do patrimônio público. Os participantes também podem conhecer o curso on-line gratuito “Agentes da Cidadania”, que oferece videoaulas sobre gestão de recursos públicos. A ação busca fortalecer o relacionamento entre o Ministério Público e os gestores municipais, além de facilitar o acesso às Promotorias de Justiça que atuam na área.
Na quinta-feira, às 16h, também acontece a palestra “Poder Executivo e Ministério Público: parcerias possíveis”, que discutirá a importância da colaboração entre as instituições para garantir uma gestão eficiente, transparente e participativa.
Ela será ministrada pelo procurador de Justiça Maurício Kalache, coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção ao Patrimônio Público, e pela promotora de Justiça Kele Cristiani Diogo Bahena, coordenadora dos núcleos regionais do Norte Pioneiro do Grupo Especializado na Proteção ao Patrimônio Público e no Combate à Improbidade Administrativa (Gepatria) e do Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo (Gaema).