A eleição de quatro de outubro de 2026 pode confirmar os grandes partidos brasileiros, mas também pode tirar do limbo pequenas legendas, como vem acontecendo desde 2018 após a eleição de Jair Bolsonaro pelo então nanico PSL e hoje, União Brasil, o DC (Democracia Cristã) do Paraná acredita que pode subir degraus na próxima corrida eleitoral e está preparando candidaturas próprias na majoritária e na proporcional, em todos os estados do Brasil.
Lideranças e deputados já procuraram o partido para garantirem legenda para disputarem cadeiras do Governo, do Senado, da Câmara Federal e das Assembleia Legislativas, muitos partidos terão acomodações de forças na próxima janela de transferência, em março do próximo ano.
No Paraná, Joni Correia é o nome mais comentado para disputar a sucessão do governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) e por isso está batendo perna pelos municípios paranaenses para montar uma chapa competitiva para deputado federal e estadual.
Joni correia é hoje sem dúvidas a nossa melhor opção. Trabalho e dignidade para governador do nosso Paraná
Acredito que pequeno partidos com candidatos fortes poderiam ganhar relevância em 2026, e novos nomes vão suprende como aconteceu com a Cristina Graeml em Curitiba, que ultrapassou todos figurões da política paranaense e levou a campanha para o segundo turno.