sexta-feira, dezembro 6, 2024
spot_img
spot_img
InícioAssembleia Legislativa do ParanáO que muda com Alexandre Curi presidente da Alep?

O que muda com Alexandre Curi presidente da Alep?

spot_img

A Assembleia Legislativa do Paraná confirmou a liderança para o biênio 2025/26 reafirmando os nomes eleitos na chapa Fortalecimento e União do Poder Legislativo, apresentada em agosto, tendo o deputado Alexandre Curi (PSD), atual primeiro-secretário, assumindo a presidência a partir de fevereiro de 2025 até 31 de janeiro de 2027.

A eleição foi convocada após a aprovação de uma nova resolução que revogou o pleito anterior e alterou a data das eleições da Mesa Diretora, permitindo sua realização apenas a partir de 1º de novembro do segundo ano de cada legislatura.

A mudança foi implementada visando garantir segurança jurídica ao processo, considerando as Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADIN) protocoladas pela Procuradoria-Geral da República (PGR), que questionam a antecipação de eleições da Mesa em outras Assembleias do país.

As ADIs, que tramitam no Supremo Tribunal Federal, contestam trechos de regimentos internos que permitem a antecipação, argumentando que o período adequado para tais eleições seria em outubro.

O presidente da Casa, deputado Ademar Traiano (PSD), explicou que a alteração na data foi uma precaução para evitar possíveis complicações judiciais. “Houve um ajuste devido às ADIs, que, embora não envolvam nossa Assembleia, demandaram cautela para evitar problemas futuros”, destacou Traiano.

Curi agradeceu o apoio dos parlamentares, enfatizando que a alteração foi essencial para proteger a segurança jurídica da Casa. “Compreenderam que a revogação da resolução e a alteração do artigo 13 do Regimento eram necessárias. Agradeço a confiança de todos, sendo novamente eleito por unanimidade”, afirmou.

Sobre os planos para a gestão Alexandre Curi, o deputado ressaltou a continuidade dos compromissos com transparência e eficiência, como a busca pelo selo diamante de transparência e a ampliação da Assembleia Itinerante em 2025, visando aproximar o Legislativo das demandas regionais.

O deputado também destacou a meta de estabelecer um novo recorde de devolução de recursos ao Executivo, com o objetivo de alcançar R$ 420 milhões este ano e aumentar o valor em 2025. “Somos a única Assembleia do Brasil que devolve 30% do orçamento ao governo do estado”, pontuou.

Além disso, Curi planeja impulsionar iniciativas de tecnologia e inovação na Assembleia, mencionando negociações com o Google para implementar inteligência artificial e a intenção de tornar a sede mais sustentável, com energia solar e redução do uso de papel. “Queremos continuar inovando e avançando na sustentabilidade para modernizar ainda mais a Assembleia em 2025”, concluiu.

Mesa

Na nova composição eleita, o deputado Gugu Bueno (PSD) será o primeiro-secretário; já a deputada Maria Victoria (PP) permanece na Segunda Secretaria. A deputada Flávia Francischini (UB) assume como a primeira vice-presidente. Completam o grupo o deputado Delegado Jacovós (PL), como segundo vice-presidente, e o deputado Moacyr Fadel (PSD), que se torna o terceiro vice-presidente. A terceira-secretaria fica sob o comando do deputado Requião Filho (PT), seguido pelo deputado Alexandre Amaro (Republicanos), que permanece como quarto secretário, e pelo deputado Goura (PDT), que será o quinto secretário.

“A eleição foi só uma formalidade. A montagem dessa chapa representa todos os poderes, todas as alas dessa Casa e foi discutida no mês de agosto. Entendemos que, por uma questão de segurança jurídica, era melhor refazer essa eleição. Tivemos mais uma vez uma votação unânime e o Poder Legislativo do Paraná segue firme e forte, cada um cumprindo com o seu papel e fazendo a diferença para a sociedade do Paraná”, declarou Gugu Bueno.

Flávia Francischini se disse feliz em assumir uma posição jamais ocupada por uma mulher na Assembleia. “Mostra como cada vez mais, com competência, sabedoria e trabalho, as mulheres estão ocupando mais espaços, com respaldo dos parlamentares. Feliz de estar ao lado do deputado Alexandre Curi, que ajuda a todos, sempre com portas abertas aos deputados e prefeitos de todo o estado”.

Trajetória

Presidente da Assembleia entre 2023-2025, o deputado Ademar Traiano encerra em fevereiro o quinto mandato consecutivo à frente do Legislativo. Já Alexandre Curi assumirá a presidência pela primeira vez. Atual primeiro-secretário, ele ocupou a mesma a função entre 2007 e 2010. Alexandre Curi iniciou a carreira política acompanhando o avô e ex-presidente do Poder Legislativo paranaense, Aníbal Khury, aos 16 anos. Em 2000, elegeu-se vereador de Curitiba – à época o mais jovem entre as capitais do Brasil. Em 2002, assumiu pela primeira vez uma cadeira no legislativo estadual.

Foi reeleito em 2006, como o deputado estadual mais votado do Paraná. Em 2010, repetiu a votação expressiva da eleição anterior e foi reconduzido com mais de 134 mil votos. Já em 2014, obteve votação em 150 municípios paranaenses, retornando à Assembleia Legislativa. Chegou ao quinto mandato em 2018, com 147 mil votos. Em 2022, tornou-se um dos 10 deputados estaduais mais votados do Brasil, com mais de 237 mil votos.

Eleição

A eleição da Mesa Executiva da Assembleia segue o Regimento Interno da Assembleia Legislativa e é feita por meio de votação nominal, utilizando-se o painel eletrônico de votação, exigida a maioria absoluta de votos.

A Mesa Diretora é o órgão colegiado dirigente dos trabalhos legislativos e administrativos da Casa, formado pelo presidente, por três vice-presidentes e cinco secretários. O mandato é de dois anos. Conforme o Regimento Interno da Assembleia, sua composição observa a representação proporcional dos partidos ou blocos parlamentares.

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img
spot_img

Notícias Recentes

- Advertisment -