spot_img
segunda-feira, dezembro 2, 2024
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
InícioPolítica ParanáTabela da Advocacia Dativa tem reajuste de 15% em 2025 no Paraná

Tabela da Advocacia Dativa tem reajuste de 15% em 2025 no Paraná

spot_img
spot_img

A tabela de honorários da Advocacia Dativa não era reajustada desde 2016, e ontem, 6, o governador Carlos Massa Ratinho Júnior anunciou um reajuste de 15% nos valores.

O candidato à presidência da OAB Paraná da Chapa Pela Ordem 10, advogado e professor Flávio Pansieri, se manifestou nas redes sociais, e reconheceu os esforços e atuação do governador Ratinho Junior (PSD) e da Procuradoria Geral do Estado para conceder esse aumento, e afirmou ainda que em 2025, na próxima gestão da OAB PR, vai trabalhar para conseguir um reajuste maior, de até 30% nos valores da Tabela da Advocacia Dativa, para recompor de fato as perdas inflacionárias no período.     

A advocacia dativa estava há mais de 8 anos sem reajuste na tabela dos honorários, e o aumento de 15% foi concedido durante o período das eleições da OAB, e causou certo alvoroço na advocacia, que não poupou críticas à atual gestão da OAB PR, com relação aos valores que não correspondem a inflação do período, e também com a falta de ações da OAB para garantir condições dignas para o exercício da advocacia dativa no Paraná.

O advogado dativo é nomeado pelo Poder Judiciário para defender o cidadão que não tem condições de pagar um advogado e nem as custas do processo, e atua nos municípios onde não há o trabalho da Defensoria Pública.

O candidato à presidência da OAB Paraná da Chapa Pela Ordem 10, advogado e professor Flávio Pansieri, reconhece a importância do trabalho desenvolvido pela Advocacia Dativa, que garante ao cidadão o acesso à justiça no Estado, conforme previsão constitucional, e pretende implantar na sua gestão de ordem, projetos e programas efetivos para valorização da advocacia dativa no Estado.       

“No Paraná são quase 21 mil advogados atuando como defensores dativos e a OAB precisa oferecer estrutura adequada para essa área. Nossa proposta é implantar a Diretoria de Defesa dos Honorários e da Valorização do Advogado Dativo para oferecer melhores condições e estrutura de trabalho para o exercício da advocacia dativa. Vamos implantar o Programa “Dignidade Financeira”, voltado para propostas de reajuste dos valores dos convênios da Defensoria Dativa, para instituir uma remuneração justa e digna para os profissionais que exercem a advocacia dativa no Paraná”, afirmou Pansieri.  

Os advogados dativos são nomeados em juízo a partir de uma lista da OAB, e garantem o acesso à justiça à população vulnerável. Nos últimos 3 anos até junho de 2024 foram registradas 425 mil autuações realizadas por defensores dativos. Eles podem atuar em processos de natureza civil, criminal ou infância e juventude para defender o cidadão que não pode pagar um advogado e nem custas do processo. Esse serviço tem os honorários pagos pelo Estado, com pagamentos realizados todos os meses.

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Notícias Recentes

- Advertisment -