quarta-feira, outubro 9, 2024
spot_img
spot_img
spot_img
InícioAssembleia Legislativa do ParanáAudiência Pública na Alep vai debater projeto de reestruturação da carreira militar

Audiência Pública na Alep vai debater projeto de reestruturação da carreira militar

spot_img

A Assembleia Legislativa do Paraná realizará uma audiência pública no dia 8 de outubro para discutir o projeto de lei 542/2024, que trata da reestruturação da carreira dos militares estaduais. Esse projeto, de autoria do Poder Executivo, será debatido no Plenarinho da Casa, às 10h, e foi sugerido pelo deputado Delegado Jacovós (PL).

Jacovós argumenta que o projeto não foi amplamente discutido com as associações e entidades representativas dos militares, o que motivou o pedido para que ele fosse retirado do regime de urgência. Ele defende que há questões fundamentais que precisam ser abordadas com as entidades que representam os praças e oficiais. “A realização dessa audiência pública é essencial para um debate mais aprofundado”, afirmou o deputado.

O deputado Tito Barichello, líder do Bloco de Segurança Pública na Assembleia e também proponente da audiência, reforçou a importância do diálogo para garantir uma reestruturação que atenda às reais necessidades dos policiais militares. Ele destacou que esses profissionais arriscam suas vidas todos os dias e merecem uma carreira digna e segura. “Precisamos garantir que essa reestruturação valorize esses heróis que enfrentam desafios diários em sua profissão”, declarou Barichello.

Além de discutir as questões técnicas do projeto de lei, a audiência também busca envolver a sociedade e os próprios militares no debate, permitindo que sugestões e críticas sejam consideradas antes da votação final.

Projeto

Para os fins deste Projeto de Lei considera-se:

I -Carreira: agrupamento de cargos e suas funções em classes escalonadas que refletem o crescimento profissional do cargo, com amplitude salarial.

II -Cargo: unidade funcional básica da estrutura organizacional, de caráter genérico, de mesmo grau de complexidade/responsabilidade, composto por uma função relacionada ao desempenho de tarefas da área de atuação estatal, criado por lei, com denominação própria e quantidade fixada por classes, pagamento pelo erário e provimento mediante aprovação em concurso público de provas ou provas e títulos.

III -Classe: escalonamento hierárquico de desenvolvimento profissional de um cargo, com idênticas atribuições e responsabilidades.

IV -Provimento: ato de designação de uma pessoa para investidura em cargo público, atendidos os requisitos previstos em lei.

-Promoção: passagem do funcionário público estável e em efetivo exercício de uma classe para outra imediatamente superior, dentro do mesmo cargo e função.VI -Subsídio: retribuição financeira pelo efetivo exercício do cargo, fixado em parcela única, correspondente à classe fixada em lei.

VII -Perfil Profissiográfico: documento formal da descrição das funções do cargo, indicando tarefas genéricas, específicas e especializadas, requisitos de escolaridade, exigências físicas, psicológicas, profissionais, legais e demais condições necessárias para o desempenho das atividades do Policial Penal.

VIII -Interstício: prazo mínimo exigido para poder concorrer à nova promoção.

IX -Realocação: o deslocamento do Policial Penal no âmbito das unidades administrativas do Departamento de Polícia Penal, por prazo indeterminado.

X -Tempo para efeitos legais: é o tempo de serviço prestado como servidor público do Estado do Paraná, desde que remunerado.

Notícias Relacionadas

1 COMENTÁRIO

  1. Esse projeto é meio surreal… Uma vez que não irão mais vencer fazer concursos para soldados… Já que o sistema de progressão será automatizado… E também fico imaginando o que farão no futuro com tantos coronéis… Sem falar no fardo do passivo previdenciário para os cofres públicos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Notícias Recentes

- Advertisment -