sexta-feira, julho 12, 2024
spot_img
spot_img
InícioAssembleia Legislativa do ParanáAlep emite nota de repúdio contra bombardeio a hospital infantil na Ucrânia

Alep emite nota de repúdio contra bombardeio a hospital infantil na Ucrânia

spot_img

Por iniciativa da deputada estadual Márcia Huçulak (PSD), a Alep (Assembleia Leigslativa do Paraná) emitiu uma nota de repúdio ao ataque ao Hospital Infantil Ohmatdyt em Kiev, ocorrido na segunda-feira (08/07) durante um dos maiores bombardeios russos contra a Ucrânia. Além de Kiev, as cidades de Dnipro, Kryvyi Rih, Sloviansk e Kramatorsk também foram atingidas, resultando em pelo menos 39 mortos e 190 feridos, incluindo 29 mortes no hospital, das quais quatro eram crianças.

O Hospital Infantil Ohmatdyt, o maior centro médico infantil da Ucrânia especializado em tratamentos de câncer e doenças renais, teve mais de 600 crianças transferidas após o ataque. A Rússia nega a responsabilidade, afirmando que não ataca alvos civis.

A nota da Assembleia destaca que a Convenção de Genebra considera ataques a hospitais como crimes de guerra e graves violações do direito internacional humanitário. A guerra entre Rússia e Ucrânia começou em fevereiro de 2022 com a invasão russa ao território ucraniano. Embora não existam dados oficiais sobre o número de vítimas, estimativas sugerem que as baixas possam superar 700 mil.

A Assembleia reforça o pedido para que o governo federal brasileiro empreenda todos os esforços diplomáticos possíveis para ajudar a encerrar a guerra.

A Representação Central Ucraniano Brasileira, que representa cerca de 600 mil descendentes no Brasil, também condenou o ataque, classificando-o como “criminoso”. Em ofício enviado ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, a entidade pede uma ação firme do governo federal na condenação do ataque. O documento é assinado pelo presidente da Representação, o paranaense Vitorio Sorotiuk. O Paraná abriga cerca de 500 mil descendentes de ucranianos, sendo o estado com o maior número de descendentes do país.

Notícias Relacionadas

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img
spot_img

Notícias Recentes

- Advertisment -