segunda-feira, julho 22, 2024
spot_img
spot_img
InícioCulturaMapa cultural de Curitiba para o final de semana

Mapa cultural de Curitiba para o final de semana

spot_img

O Centro Cultural Teatro Guaíra recebe a edição de inverno da Oficina de Música de Curitiba, apresentando uma série de espetáculos imperdíveis. Dois auditórios do complexo cultural serão palco para artistas como Edson Cordeiro, Sandra de Sá, Sidney Magal e a dupla Kleiton e Kledir. Além desses nomes, destacam-se apresentações do Vocal Brasileirão, Sérgio Santos e a banda curitibana Blindagem.

Nesta semana, a Biblioteca Pública do Paraná (BPP) lança a 151ª edição do Jornal Cândido, que inclui uma reflexão da atriz Guta Stresser em homenagem aos 99 anos de Dalton Trevisan. A BPP também promove o evento presencial “Bombardeio de fios”, em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa Surdocega.

A artista paranaense Bruna Alcantara antecipa sua exposição “Cartas para o futuro” com intervenções em bordado, colagem e pintura sobre fotos antigas de mulheres do acervo do Museu da Imagem e do Som (MIS), exibidas em murais de lambe-lambe na Assembleia Legislativa do Paraná. No Museu Oscar Niemeyer (MON), os programas educativos “Arte para Maiores” e “MON na Escola” são os destaques de junho.

O Museu Paranaense (MUPA) acolhe o premiado espetáculo “Hagoromo – o manto de plumas”, protagonizado pela artista Emilie Sugai. No Museu Casa Alfredo Andersen, o artista plástico Maurício Valle, natural de Foz do Iguaçu, assume a residência artística, produzindo telas de paisagens ao ar livre.

O projeto “Cinema na Praça” leva exibições de filmes para municípios do interior do Paraná que não possuem salas de cinema, democratizando o acesso à cultura e entretenimento.

Esta rica programação cultural reafirma o compromisso do Paraná com a promoção das artes e o incentivo à participação da comunidade em diversas manifestações culturais.

Confira a programação completa:

Biblioteca Pública do Paraná (BPP) 

Jornal Cândido – A 151ª edição, do mês de junho, do periódico on-line da Biblioteca Pública do Paraná já está disponível pelo link, com uma reportagem especial que aborda a leitura de clássicos por jovens do Grupo de Contadores de Estórias Miguilim, o projeto educativo do Museu Casa Guimarães Rosa. A publicação também traz uma pensata da atriz Guta Stresser em homenagem aos 99 anos de Dalton Trevisan, uma entrevista com o jornalista Edney Silvestre e outros conteúdos inéditos.

Exposição fotográfica “35 Anos do Parque Nacional Superagui” – A exposição que comemora o aniversário do Parque Nacional Superagui permanece na BPP até o dia 17 de julho. São registros dos fotógrafos Bruno Santos, Daniel Caron, João Urban, Lineu Filho, Lucas Pontes, Paulo Chaves, Orlando Azevedo e Zig Koch. Elas mostram as paisagens, a fauna e flora da unidade de conservação, além dos aspectos culturais das comunidades tradicionais da região.

Oficina Permanente de Poesia – Todas as quintas-feiras, das 18h às 19h45, é realizada a Oficina Permanente de Poesia, coordenada pela escritora Lilia Souza, no Coworking, com capacidade para 40 pessoas. A atividade é aberta para todas as idades, sem necessidade de inscrição. Além dos estudos sobre grandes autores, modalidades poéticas e sessões de declamação, com a condução de membros da Academia Paranaense da Poesia e convidados da cena literária estadual, há aulas práticas para produção de poemas e reuniões sobre trovas. O próximo acontece dia 27.

Seção Infantil – Sábado Lúdico – Encontro para ensino de RPG e board games para iniciantes de 6 a 12 anos. Os encontros acontecem dois sábados por mês no Aquário do Multimeios, em frente à Gibiteca, das 10h às 12h. O último encontro deste mês de junho será no dia 22.

Hora do conto – Contação de histórias para crianças, realizada pela Seção Infantil, de segunda a sexta-feira, em duas sessões, às 11h e às 15h. A partir de segunda-feira, dia 24, o conto da semana é “A velhinha que dava nome às coisas”, de Cynthia Rylant. 

Contação de História – Plumaje – De terça (25) a quinta-feira (27), no auditório, às 14h, haverá contação de histórias para crianças. Na apresentação, que conta com intérprete de Libras, a própria Noite narra como era o mundo antes de sua existência e as transformações que ocorreram após sua chegada.

Seção Braille

Bombardeio de fios – Evento no horário de funcionamento da Biblioteca, das 8h30 às 20h, que marca o Dia Internacional da Pessoa Surdocega, comemorado em 27 de junho. A Seção Braille organiza o Yarn Bombing (Bombardeio de Fios, em tradução livre), de terça (25) a sexta (28). 

A ação terá vasos de plantas decorados com peças de crochê e tricô doadas que guiarão os usuários da rampa externa até o Hall Térreo, com o objetivo de promover e conscientizar sobre as ações de inclusão no espaço público.

Projeto Cine Inclusivo – Sessões de filmes com audiodescrição e livros narrados em libras para pessoas com deficiência visual e auditiva.

Filmes:

“Cartas para Julieta” | Classificação: +10 | Duração: 1h45min;

“O Sentido do Mundo pelo Tato” – Documentário sobre a  Surdocegueira | Classificação: Livre | Duração: 50min.

Livro: 

“Alice para crianças – Editora Arara Azul” | Libras | Classificação: Livre | Duração: 5 minutos.

O agendamento do Cine Inclusivo é feito pelo telefone (41) 3221-4985.

Museu da Imagem e do Som (MIS-PR)

Bruna Alcantara – Nos dias 24 e 25 de maio, no estacionamento da Assembleia Legislativa do Paraná (Rua Deputado Mário de Barros s/n), a artista paranaense Bruna Alcantara realizará uma instalação de murais de lambe-lambe com artes da exposição “Cartas para o futuro”. Essa exposição de Bruna Alcantara, com curadoria de Michele Micheletto, será inaugurada no dia 28 de junho, às 19h, MIS-PR.

Em diálogo entre o espaço público e o museu, a artista utiliza fotos antigas de mulheres do acervo fotográfico do MIS como base para as intervenções contemporâneas em bordado, colagem e pintura. Após a instalação, a obra ficará em exibição por tempo indeterminado.

Tons Vizinhos – A apresentação musical do projeto Tons Vizinhos, originalmente agendada para toda quarta-feira nesta temporada, foi transferida para o próximo sábado (29) às 14h. O evento contará com um repertório temático em celebração às festividades juninas.

Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA)

Novo residente – Assume a residência artística do museu o artista plástico Maurício Valle. Natural de Foz do Iguaçu, o artista produz telas de paisagens ao ar livre. Até o dia 8 de julho, tanto o público espontâneo quanto o público envolvido nas mediações do Setor Educativo poderão interagir com o artista em produção, de terça a sexta das 10h às 17h, no ateliê da Academia Alfredo Andersen, espaço anexo ao Museu Casa.

Museu de Arte Contemporânea (MAC-PR)

Sala Aberta – O projeto do museu que disponibiliza um espaço dedicado a situações artísticas é ocupado pelo artista visual paulistano Nicholas Steinmetz. Ele apresenta um ateliê aberto ao público e interações diretas com os visitantes.

Durante as próximas quartas-feiras de entrada gratuita no museu, o MAC Paraná vai promover sessões abertas ao público de desenho com modelo vivo, a partir da observação de praticantes de boxe. A atividade é gratuita e não necessita de inscrição prévia:

Sessão 1 – quarta, 26 de junho, às 14h30

Sessão 2 – quarta, 3 de julho, às 14h30

O MAC Paraná, localizado dentro do Museu Oscar Niemeyer (MON), promove a iniciativa na Sala 9.

Museu Paranaense (MUPA)

Dança – No sábado (22), às 19h, o museu recebe o espetáculo vencedor do Prêmio APCA, “Hagoromo – o manto de plumas”, com Emilie Sugai, inspirado em uma das mais célebres peças de Teatro Nô, de Motokiyo Zeami. A entrada é gratuita e os ingressos serão distribuídos uma hora antes da apresentação, na entrada do museu.

Apresentado como um grande haicai ou um poema dançado, o enredo, quase sem ação, apresenta Hakuryo, um pescador de coração pétreo da Baía de Miho, e Tennin, anjo budista que vem recuperar Hagoromo, o manto divino sem o qual não poderá retornar ao céu. Após as súplicas do anjo, o pescador se comove e resolve devolver o objeto. Mas antes, Tennin deverá lhe conceder uma dança com seu manto celestial.

Performance – No domingo (23), às 11h, o museu promove a performance “Adaptat”, um diálogo entre as linguagens artísticas da dança, performance, poesia e música. A ação articula um relacionamento com o público por meio de dois corpos que dançam, em espaços não convencionais, e traz a sensibilização à diversidade como questão.

A apresentação é desenvolvida pelo Nó Movimento em Rede, coletivo de artistas que existe desde 1992, inicialmente como Limites cia. de Dança. A atividade é gratuita e acontece na Praça João Cândido, em frente ao MUPA.

Etnologia – Na quarta (26), às 19h, acontece a mesa de conversa “Produção de corpos indígenas”, com os antropólogos João Paulo Barreto Tukano, Andréa Oliveira Castro e Luiz Antônio Costa. O evento é gratuito e aberto a todos os públicos, sem necessidade de inscrição prévia. Ele integra a agenda do Programa Público do MUPA, uma programação intensa de ações que segue até agosto deste ano no museu e tem o corpo como tema central.

Na etnologia dos povos ameríndios existem inúmeros relatos sobre os mecanismos sociais da formação de pessoas, uma vez que, para muitos grupos indígenas, o nascimento de um novo bebê não é garantia do nascimento de uma pessoa. A partir de seu nascimento, um ser humano passa por uma série de procedimentos sociais para então tornar-se alguém. Com base nessas perspectivas, os antropólogos convidados vão falar sobre seus estudos de caso, envolvendo os povos amazônicos Kanamari, Karitiana e Tukano.

Museu Oscar Niemeyer (MON)

MON na Escola – A edição de junho do programa MON na Escola/Permanência na Arte, destinado a profissionais da educação, professores das redes pública e privada, educadores e estudantes de áreas correlatas, terá como tema a exposição “Antes e agora, longe e aqui dentro”. 

A atividade será na quarta (27), com sessões às 9h30 e às 14h. Nesse encontro os participantes poderão refletir sobre os caminhos e as possibilidades educativas encontradas nos diálogos e conexões que a mostra propõe. A atividade é gratuita, mas é necessário inscrição prévia, por meio deste link.

Arte para Maiores – Na quinta-feira (27), das 14h às 17h, o programa Arte para Maiores, voltado ao público com mais de 60 anos, realiza o encontro de junho com a artista e educadora Karina Marques. A convidada traz para a atividade o “Laboratório poético para manifestar o coração”, uma proposta de contato com a sensibilidade artística, estabelecendo um diálogo com o corpo.

A participação é gratuita e pessoas com mais de 60 anos não pagam o ingresso do museu. A inscrição antecipada é necessária e deve ser feita AQUI.

Centro Cultural Teatro Guaíra

Oficina de Música – Dois auditórios do Centro Cultural Teatro Guaíra são palco para os espetáculos da edição de inverno da Oficina de Música de Curitiba a partir desta sexta (21) até domingo (30), sempre às 20h. Edson Cordeiro, Sandra Sá, Sidney Magal e Kleiton e Kledir são alguns dos convidados para os concertos. 

Esta semana, o Guairão recebe apresentações na sexta (21), com o Concerto de abertura, e na quinta (27), com a Orquestra à Base de Sopro e Sandra Sá. Já o Guairinha recebe a Orquestra à Base de Corda e a dupla Kleiton e Kledir na segunda (24); Vocal Brasileirão e Sérgio Santos na terça (25) e a banda curitibana Blindagem na quarta (26). Confira a programação completa. Os ingressos podem ser encontrados no site Deu Balada disponíveis a partir de R$ 17,50.

Guairão

Orquestra Sinfônica do Paraná – Tem concerto com presença feminina no palco no domingo (23), às 10h30. A maestra Simone Menezes rege as obras de música francesa e a pianista Juliana Steinbach é a solista convidada. O repertório conta com três compositores: Camille Saint-Saëns, com a obra Bacanal, da ópera Sansão e Dalila; Maurice Ravel, com concerto para orquestra e piano em ré maior; e por fim, Claude Debussy com a composição La Mer. Os ingressos estão à venda pelo site DeuBalada.com ou na bilheteria do Teatro Guaíra, a partir de R$10 (meia-entrada).

Jorge Vercillo – O cantor e compositor carioca desembarca na capital paranaense com a turnê “JV30” neste sábado (22), às 21h15. Um show emocionante que viaja por toda a história de 30 anos do artista e seus grandes hits como “Homem Aranha”, “Final Feliz”, “Monalisa”, “Ela Une Todas as Coisas”, “Que Nem Maré” e muitas outras. Venda de ingressos: Disk Ingressos.

Peste Branca –  Léo Lins usa seu humor ácido para criticar a hipocrisia presente em temas como representatividade, linguagem neutra e conservadorismo, além de fazer piada sobre os processos judiciais que enfrentou durante sua carreira. São duas sessões no domingo (23), às 17h30 e às 21h. Os ingressos estão disponíveis pelo site do Disk Ingressos.

Guairinha

“Crisálida” – Obra inédita da Escola de Dança Teatro Guaíra, composta por seis coreografias realizadas em parceria com o Balé Teatro Guaíra celebra o fechamento do primeiro semestre. A transformação na vida de alguns insetos é completa, como a larva que vira borboleta.

Mas o que acontece na crisálida? As respostas, em uma analogia às transformações na vida humana, foram traduzidas na linguagem da dança. Apresentações nesta sexta às 20h, no sábado às 18h (sessão extra) e 20h, e domingo às 18h. Ingressos disponíveis apenas para a sessão extra no site Deubalada.com e também nas bilheterias do Teatro Guaíra, de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h. Nos dias de apresentação, a bilheteria do Guairinha abre duas horas antes do evento.

Miniauditório

“ECO” – O auditório Glauco Flores de Sá Brito, o Miniauditório, recebe o retorno de “ECO”, uma peça de teatro revolucionária que mergulha nas profundezas da mitologia grega. Sob a direção de Caio Frankiu, esta produção oferece uma visão provocativa de uma história tão antiga quanto o tempo. Apresentações: sexta e sábado (21 e 22), às 20h. Os ingressos estão disponíveis pelo DeuBalada.com.

Teatro José Maria Santos

“Cafés Malditos” – Rute está cansada. Então decide planejar seu próprio velório. Somente desta forma, terá uma despedida digna e organizada. Ela chama a família e amigos. Todos aceitam, como sempre aceitaram suas regras. Rute inicia o ensaio de seu velório com a esperança de finalmente conquistar o descanso eterno. O problema é que, às vezes, nem tudo sai conforme planejado. A peça faz sua temporada no Teatro José Maria Santos até dia 30, com apresentações próximas nos dias 21 e 22 às 20h; e dia 23 às 19h. Os ingressos estão disponíveis no site DeuBalada.com a preço único de R$ 30. 

“EBA!” – O espetáculo infantil “EBA! A Extraordinária Biblioteca de Alexandria” é apresentado neste fim de semana (21 a 23), sempre às às 15h. A peça busca provocar uma reflexão sobre os hábitos de leitura, referenciando fábulas e personagens carismáticos para prender a atenção das crianças. Os ingressos a preço único de R$ 30 estão disponíveis pelo DeuBalada.com.

Cinema na Praça

Com exibições ao ar livre, o projeto Cinema na Praça leva o entretenimento e a experiência do cinema para espectadores de municípios do Interior do Paraná que não possuem salas de exibição. 

Os municípios abaixo exibirão os filmes “Bichos 2″ na primeira sessão e “Minha mãe é uma peça 3″ na última. Os horários para cada cidade podem ser conferidos AQUI.

Ramilândia – Sexta (21). Local: Em frente à prefeitura

Matelândia – Sábado (22). Local: Estacionamento da prefeitura

Missal – Domingo (23). Local: Praça central

São Miguel do Iguaçu  – Terça (25). Local: Rua Coberta Addy Maria Dall’oglio Cavalca

Vera Cruz do Oeste – Quarta (26). Local: Em frente à Igreja Matriz

Diamante d’Oeste – Quinta (27). Local: Ao lado do ginásio de esportes Coração Amigo

Já os municípios abaixo exibem “As Aventuras do Avião Vermelh”o às 19h, e “O Palhaço” às 21h.

Pérola – Sexta (21). Local: Paço Municipal

Cafezal do Sul – Segunda (24). Local: Praça da Bíblia/Rodoviária

Perobal – Terça (25). Local: Praça Augustinho Santiago

Xambrê – Quarta (26). Local: Praça do Cristo

Tapejara – Quinta (27). Local: Praça José Faxina

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img
spot_img

Notícias Recentes

- Advertisment -