Após a Câmara Municipal de Curitiba entregar o título de Cidadã Honorária de Curitiba para Luciana Saito Massa, o governador do Paraná Carlos Massa Ratinho Junior confirmou ao Blog do Tupan que irá divulgar os nomes dos exonerados e dos novos secretários na sexta-feira, quando serão trocados sete nomes do primeiro escalão, a mais importante troca vai ser a saída de Noberto Ortigara, da Agricultura, para assumir Secretaria da Fazenda, em substituição de Renê Garcia Junior.
Duas mudanças são esperadas desde o final de março, o secretário da Cidades, Eduardo Pimentel (PSD), e da Inovação, Marcelo Rangel (PSD), ambos deixam o governo de Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) para prepararem a campanha a prefeito em Curitiba e Ponta Grossa.
Eduardo Pimentel vai voltar à Prefeitura de Curitiba, Marcelo Rangel reassume o mandato de deputado estadual, o suplente Reichmbach (PSD) deixa a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), provavelmente na segunda-feira.
A reforma do secretariado deve incluir o da Indústria e Comércio, Ricardo Barros (PP), cotado para ser ministro no governo de esquerda de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Outro que deixa o primeiro escalão de Ratinho Junior é o secretário Valdemar Bernardo Jorge (Novo), cotado para disputar uma cadeira na Câmara Municipal de Curitiba ou até mesmo figurar como vice de Deltan Dallagnol (Novo), caso Cristina Graeml e o PMB não fechem uma aliança.
Mas a saída mais emblemática é do secretário da Saúde Beto Preto (PSD), ele deve reassumir a cadeira de deputado federal, para tentar recuperar o terreno perdido em Apucarana e apaziguar a base aliada, insatisfeita com alguns caminhos da Saúde no Paraná.
Nos bastidores se fala que Ratinho Junior vem insistindo para Beto Preto permanecer no governo.
A última mudança será na Agricultura, o titular Noberto Ortigara vai para a Fazenda para reequilibrar as finanças do Paraná.
Estava na hora mesmo de uma mudança, alguns desses secretários não mostraram porque vieram. Um deles é o Marcelo Rangel, muito fraco.