sexta-feira, março 29, 2024
spot_img
spot_img
spot_img
InícioPolítica ParanáCai o secretário da Segurança Pública, Romulo Marinho Soares

Cai o secretário da Segurança Pública, Romulo Marinho Soares

spot_img

O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), decidiu exonerar nesta quarta-feira o secretário Romulo Marinho Soares, ele vinha na corda bamba há alguns meses, principalmente devido a gestão tensa e o relacionamento entre a Polícia Militar e a Polícia Civil.

O diretor do Detran, Wagner Mesquita, foi confirmado no lugar de Romulo Marinho Soares.

Delegado da Polícia Federal, Mesquita assume o cargo pela segunda vez. Ele já trabalhou na Diretoria de Operações da Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança Pública e possui mais de 30 anos de experiência na área de segurança pública. 

Marinho deixa a pasta após ter iniciado um plano de modernização de R$ 2 bilhões, que contou com a retomada da construção de presídios, entrega de equipamentos (viaturas, armas e coletes), modernização das carreiras das forças de segurança, implementação do Departamento de Polícia Penal e retirada definitiva dos presos do Paraná da administração da Polícia Civil, encerrando desvio de função que se arrastava há anos. 

A Secretaria também acumula bons índices de redução de crimes, principalmente roubos e mortes violentas, e foi fundamental para a execução do planejamento estadual de combate à pandemia do coronavírus e da crise hídrica, colaborando, de maneira pró-ativa, para salvar inúmeras vidas. Marinho também ajudou a construir um bom relacionamento com o governo federal, via Ministério da Justiça e Segurança Pública e Forças Armadas.

“Ele fez mudanças importantes na Secretaria, que refletiram em melhores indicadores de segurança pública e proteção da sociedade. A partir de agora, vai cumprir uma nova missão”, disse o governador. 

Mesquita assume as funções nesta semana. O novo diretor-geral do Detran-PR será Adriano Furtado, ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal e ex-superintendente da PRF no Paraná. Ele era diretor de Operações do Detran.

Notícias Relacionadas

23 COMENTÁRIOS

  1. Até que enfim…
    Achou que foi a passagem mais inexpressiva e inutil a segurança pública do Estado do Paraná nós últimos 50 anos.
    Torço para o Dr Wagner Mesquita venha assumir novamente a pasta.

  2. Por que o governador não nomeia um Coronel da PM para o cargo? Tem medo de ofender ou melindrar a PC e os seus sindicatos?

  3. Este Sr Secretário Marinho, Inoperante saiu tarde pois não nos Representou em Nada, e, nos trouxe grandes Prejuízos.. Ratinho tenha Responsabilidade e Dignidade ao Colocar o próximo Sucessor…

  4. Trocar seis por meia duzia nao adianta vamos colocar gente que entenda de segurança publica, que tenha contato e saiba administrar.

  5. O Capitão Marinho em 1995 foi um exelente comandante da primeira compania de pronto emprego no Brasil formou muitos combates para ONU e chegou ao cargo de Cel chefe de segurança pública meu parabéns a ele e meu pesares ao excelentíssimo governo de estado com isto todos perdemos .Gustavo Morais Filho veterano 20BIB .

  6. Será que ele vai olhar com atenção para os Policiais veteranos que estão passando necessidades na defasagem salarial ?
    Muitos não conseguem adquirir medicamentos para doenças crônicas.

  7. Devemos lembrar das publicações da Gazeta do Povo entitulada de “Cartas Capitais” (2015) que revela o envolvimento dos Delegados Federais *Wagner Mesquita* e Fernando Francischini nas escuras clandestinas na cela do doleiro “Alberto Youssef”, preso junto à Polícia Federal em Curitiba na investigação que deu origem a “lava jato”.

    Mesquita era o Chefe do DIEP/PR, braço direito de Fernando Francischini, que era Secretario da SESP, quando do 29 de Abril (confronto entre professores e a Polícia Militar na praça da Salete), e foi quem assessorou Francischini a relatar à imprensa paranaense (como justificativa) que os acontecimentos (confronto) não tiveram a participação da SESP no planejamento das ações; que a SESP apenas auxiliou nos meios (diárias – hospedagem para os PMs vindos do interior do Estado); que o confronto e os resultados eram frutos de uma atuação desastrosa da PMPR e que a SESP adotaria as medidas necessárias de responsabilização pela aplicação abusiva da tropa;
    mais tarde o IPM (acompanhado em suas diligências pelo MP) deixou clara a participação do SESP em todas as fases do planejamento feito pela PMPR.

    Quando “Wagner Mesquita” era apenas um Delegado da Polícia Federal em Curitiba (acredito que em 2003 – Cel. Xavier era Cmt Geral da PMPR), “Mesquita” e outros Policiais Federais executavam uma operação velada no centro de Curitiba (madrugada), utilizando armas longas quando foram percebidos pela população e a PMPR (choque) acionada, resultando na abordagem daqueles paisanos armados que depois foram identificados como Policiais Federais; neste episódio “Mesquita” deu voz de prisão ao Tenente “Toninho” (Cmt das ações do Choque/PMPR) por interferir nas ações da Polícia Federal, e isto causou um conflito pois o tenente não se submeteu às ordens do Delegado “Mesquita” recolheu seus homens e retornou ao Quartel; logo após “Mesquita” foi ao Cel. Xavier (Cmt Geral) tentando a condução do Ten. Toninho para sede da PF, para indiciamento, de onde, “Mesquita” saiu com um quente e dois fervendo; mais tarde ainda, quando assumiu a SESP do exonerado Fernando Francischini (29 Abril), o então SESP/Mesquita recebeu a notícia de que a tropa do Choque lhe viraria as costas, em solenidades, em razão dos fatos com o Ten. Toninho – fato que não ocorreu.
    O Del. PF Mesquita nunca teve bom relacionamento com a PMPR e nunca terá, é um dissimulado e articulador unilateral nas relações de proximidade.

    • Talvez seja exatamente por essa relação deficiente que o Governador colocou ele no cargo até mesmo pq ele também não está com um bom relacionamento com os agentes da área da segurança pública rsrs

  8. O Cel. Marinho atuou em favor da melhoria da integração entre as forças de segurança de São José dos Pinhais, sempre atendeu bem o Município, e terá a nossa pessoal e eterna gratidão. Que Deus o abençoe nos novos desafios. Ao Delegado Wagner Mesquita desejamos muito boa sorte. Fabiano da Rosa. OAB-SJP

  9. Já vai embora graças a Deus, fica mais um pouco DEUS ME LIVRE …A sua gestão foi um verdadeiro atraso na vida da Polícia.

  10. Pelo q tenho visto , lido e acompanhado no q diz respeito ao cel marinho , ele só melhorou a situação da polícia., não tem como agradar gregos e troianos , toda mudança tem prós e contras ! Em vários anos de vida militar eu nunca tinha visto um aumento de salário escalonado de baixo p cima , isso é inédito ! E preciso dar a César oque é de Cezar . Saúde e paz ao cel marinho ! Q Deus abençoe !

  11. Sem comentários me contento com poucas palavras já foi tarde e complemento entrou outro que já provou sua incapacidade operacional estamos orando para as cousas não pioraram. SÓ DEUS POR NÓS…

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Notícias Recentes

- Advertisment -