sexta-feira, janeiro 17, 2025
spot_img
spot_img
spot_img
InícioPolítica ParanáAníbal Khoury revisado politicamente

Aníbal Khoury revisado politicamente

spot_img

O jornalista político Aroldo Murá informa que há 20 anos, morria, num hospital de Curitiba, o deputado Aníbal Khoury, seguramente o político que maior controle exerceu sobre o total da vida paranaense no século 20. Todos lhe pediam a “benção”, do judiciário, legislativo e executivo.

Para o ex-governador Jayme Canet Junior, ao responder a uma jornalista sobre como enxergava o papel do “Guru” na vida paranaense, assim respondeu: “O Aníbal é o poder, o resto é governo”. Dizer que todas as linhas – à esquerda, ao centro, à direita – se flexionavam a Aníbal, é repetir uma realidade impressionante.

O filho de libaneses, de União da Vitória, cassado pelo movimento militar de 1964, sob acusações de má administração do dinheiro público, nunca deixou de influenciar a vida do Paraná. Mesmo cassado, sua casa, no Batel, e depois em seu apartamento na Visconde de Guarapuava, era palco de uma matutina peregrinação de homens públicos que lhe pediam algum tipo de apoio. Buscavam sobretudo a “benção” do Guru. Ninguém saia de lá sem uma decisão de Aníbal.

O melhor identificador desse enorme potencial decisório de Aníbal pode ser avaliado pelas vezes em que foi reeleito, e outras tantas com que seus afilhados conquistaram cadeiras no Executivo e Legislativo. No TJPR, a influência de Aníbal não foi menor.

Agora, finalmente, e por iniciativa do neto de Aníbal, deputado Alexandre Khoury, está decidido: o documentário para cinema, TV e internet, “Aníbal, um senhor deputado”, será lançado, no primeiro semestre de 2022. Em ano eleitoral, pois.

O documentário é da produtora Action, de Nelson Jordão. A direção, pesquisas e roteiro são do comunicador (formado em RP), Alan Langer. O material levantado por Langer é precioso: contém depoimentos entusiasmados sobre a vida e obra de Aníbal dados pelos ex-governadores Jaime Lerner, Roberto Requião e João Elísio.

Pontos salientes de momentos vividos pelo “Guru” estão sintetizados em depoimentos, entre outros, de Luiz Carlos \Martins, Ricardo Almeida, Nelson Justus, Durval Amaral, Antonio Anibelli… A possibilidade desse “Aníbal, um senhor deputado” ser ponto de partida pára um livro, não está excluída.

Aníbal foi o personagem de livro lançado há dezenas de anos pelo jornalista Milton Ivan Heller (in memoriam). A pandemia impediu que o documentário fosse lançado em 2020, os 20 anos da morte do político.

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Notícias Recentes

- Advertisment -