quinta-feira, abril 25, 2024
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
InícioPolítica CuritibaEntenda o que há por trás da dança das cadeiras na Prefeitura...

Entenda o que há por trás da dança das cadeiras na Prefeitura de Curitiba

spot_img

O colunista Aroldo Murá conta que discretamente está acontecendo uma dança das cadeiras na Prefeitura de Curitiba.  Nas últimas sete edições do diário oficial do município estão registradas mais de 50 mudanças de cargos ou exonerações, que afetam desde o pequeno escalão até o alto comando da prefeitura de Curitiba. Os informantes da Prefeitura garantem: a dança de cadeiras continua ao longo do mês de janeiro e pode seguir fevereiro adentro.

As informações que seguem partem do olhar de águia de dona Matilde da Luz, e de sua colega Vera R.J., que tudo veem e tudo escutam na rádio corredor do Palácio 29 de Março.

CAI CIBELE, SOBE CYNTHIA

Na segunda edição do diário do município, algumas exonerações chamam atenção. Começa com a chefe de gabinete, Cibele Fernandes Dias, que deixou o cargo e virou assessora do prefeito. Segue com a assessora direta do prefeito, Cynthia Juraszek Maia Batista, que foi exonerada sem ser remanejada. Afetam também duas regionais estratégicas, a da Matriz, de onde foi exonerado José Dirceu de Matos, e do Cajuru, de onde foi retirada a competente servidora, Adriane Cristina dos Santos.

No entanto, a mais bombásticas das exonerações é do super secretário Vitor Acir Puppi Stanislawczuk, do Planejamento, Finanças e Orçamento (decreto número 4/2021). Homem forte até o início das eleições e braço de Giovani Gionédis, ele foi exonerado e em seu  lugar   colocada Danielle Regina dos Santos, atual superintendente executiva das Finanças, que assume interinamente e é ligada  a turma de Luciano Ducci. E dizem que, também, muito fiel às ordens da Aranha Marrom que teria, mais que nunca, interesse de “controlar” o cofre da Prefeitura.

Há quem diga dentro dentro da Prefeitura que a mudança mostra o crescimento do deputado do PSB dentro da Prefeitura. Ducci é padrinho do atual Secretário de Governo, Luiz Fernando Jamur, da secretária da Saúde, Marcia Cecilia Huçulak, do secretário de Esportes, Emílio Antonio Trautwein, do secretário de Abastecimento, Luiz Dâmaso Gusi, do secretário de Urbanismo, Julio Mazza de Souza, secretária do Meio Ambiente, Marilza do Carmo Oliveira Dias.

No entanto, há gente mais informada que alega que a não nomeação de Vitor está associada a um pedido de férias e que ele, bem como os demais seriam nomeados, após as férias. Quem viver verá!

SOB NOVA DIREÇÃO 

A principal Administração Regional da Prefeitura de Curitiba tem novo comando. A subprefeitura da região central de Curitiba, que envolve 18 bairros, com mais de 250 mil pessoas, agora será regida por Rafaela Marchiorato Lupion Mello. Prima do deputado Federal Pedro Lupion, ela ganha um cargo de destaque depois de não ter conseguido se eleger vereadora de Curitiba, ao obter  4.032 votos.

A advogada de 36 anos vai ter dificuldade em gerir a região da Matriz, que por tradição costuma cobrar muito dos administradores regionais. A saída de José Dirceu de Matos, liderança nata e que esteve em diversas gestões comandando regionais da cidade, abre um lacuna com a igreja católica. Dirceu, como é conhecida, tem forte ligação com os quadros de leigos das igrejas da cidade. Ademais, goza de prestígio entre os empresários da cidade.

ADRIANA FARÁ FALTA 

Outra alteração em administrações regionais é a do Cajuru. A saída da competente servidora Adriana Cristina dos Santos pode interromper um bom trabalho que vinha sendo feito. Adriane chegou e ajeitou a Regional, criando programas de melhorias de ruas e dos logradouros. Em seu lugar assume Narciso Doro Junior, que chega na conta do partido Cidadania.  O novo gestor é  de Clevelândia, onde tentou ser vereador e não foi eleito.

Doro terá que fazer a gestão de 215 mil moradores, que vivem em um dos 6 bairros da Regional Cajuru. Esta população é 13 vezes maior que a população de Clevelândia, onde vivem 16 mil pessoas.

Notícias Relacionadas

2 COMENTÁRIOS

  1. Nessa prefeitura tem um sujeito que arranja as coisas pra ter vantagens nos seus esquemas, tem uma xarope que demite quando não gosta da cor ou do desenho da gravata de alguém, e tem um fofinho que adora ir a sauna com o assessor!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Notícias Recentes

- Advertisment -