quinta-feira, março 28, 2024
spot_img
spot_img
spot_img
InícioPolítica ParanáPoder de fogo do PSL para 2022

Poder de fogo do PSL para 2022

spot_img

Com a posse dos prefeitos e as eleições das mesas diretoras nas Câmaras Municipais, o cenário das eleições 2022 começa a ganhar forma. Parece cedo, porém, nos bastidores da política quando acaba uma eleição a outra entra imediatamente na pauta. É o jogo do poder.

No Paraná, as articulações crescem e consolidam as posições das forças políticas que vão comandar as engrenagens da disputa para o governo do Estado e a Assembleia Legislativa e a Câmara Federal

No ranking de representatividade das siglas políticas, três legendas assumem esse papel. O PSD, do governador Carlos Massa Ratinho Junior, que hoje é o maior partido do Estado. O MDB, que apesar de não ter eleito prefeitos em nenhum município com mais de 100 mil habitantes ainda é o partido com maior número de filiados.

E o PSL, legenda que cresceu 1100% nas últimas eleições, muito acima da média nacional da sigla, e conseguiu entrar em Curitiba com três cadeiras na Câmara Municipal. Soma-se a essa conquista a eleição da vereadora Flavia Francischini para o cargo de primeira secretária da mesa diretora da Casa, com unanimidade dos votos, e o apoio do partido à candidatura de Tico Kuzma (PROS) para a presidência do Legislativo.

A força do PSL no Estado está fortemente ligada à atuação dos representantes. O presidente da sigla, Fernando Francischini, foi o deputado estadual mais votado da história do Paraná e comanda pela segunda vez a Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa, reeleito com apoio do governador Ratinho Junior. É também um dos deputados mais atuantes da ALEP.

Em Brasília, Felipe Francischini se destaca na presidência da CCJ e é o líder do PSL na Câmara dos Deputados. Felipe é também um dos deputados federais mais influentes no interior do Estado.

Os partidos que vão comandar o jogo político estadual estão definidos e as lideranças sabem que a imagem é mais forte que o resultado dos votos. É o chamado recall eleitoral, quando o eleitor vota nos candidatos mais conhecidos. Beto Richa e Ratinho Junior são exemplos concretos de eleições perdidas por serem pouco conhecidos dos eleitores, e de eleições vitoriosas após consolidação da imagem.

Notícias Relacionadas

4 COMENTÁRIOS

  1. Observa a ascensão do clã Francischini ao poder. Ao provar desta bebida, contagiou toda família. No entanto, segue a tragetoria de oligarquias, tradicionalmente no poder.
    O povo segue como gado marcado, sem representantes legítimo, por conta de serem manipulados no interesses de partidos voltados ao poder pelo poder.
    Isto, distingui o Brasil e o torna refém do atraso e, uma sociedade desigual.
    A câmara municipal será a mesma de ontem?subserviente, em troca de cargos, ou, independente, legisladores de fato
    Por mais bela que Curitiba possa ser, a essência perece, o povo

  2. 2022 é outra eleição.
    Sem Bolsonaro o PSL será um fracasso nas urnas.
    Essa é a verdade.
    Certamente a familia Francischini vai querer surfar na popularidade do Bolsonaro ou de qualquer outro que possibilite sucesso nas urnas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Notícias Recentes

- Advertisment -