sexta-feira, abril 19, 2024
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
InícioPolítica CuritibaComerciantes do centro de Curitiba pedem socorro

Comerciantes do centro de Curitiba pedem socorro

spot_img

O colunista Aroldo Murá conta que Eloy Casagrande, candidato a prefeito pela Rede Sustentabilidade, e Michel Urânia, a vice, caminham pela região da Praça Tiradentes e presenciam o descaso da atual gestão com a região e gravaram um video.

A região da Praça Tiradentes, marco zero de Curitiba, está abandonada e entregue ao tráfico de drogas. Esta foi a constatação que Eloy Casagrande, candidato a prefeito pela Rede Sustentabilidade, e Michel Urânia candidato a vice, tiveram ao caminhar pelo centro da cidade na tarde desta quarta-feira (28).

“Não é de hoje que o Centro de Curitiba sofre de abandono e a pandemia ainda agravou a situação, pois vários negócios fecharam deixando dezenas de lojas desocupadas. Essa situação aumenta a sensação de insegurança dos comerciantes e dos frequentadores da área”, constata Eloy Casagrande.

TRAFICANTES

Uma das principais queixas dos comerciantes é a intensa movimentação do tráfico de drogas que acontece em plena luz do dia e entre um posto da Guarda Municipal, que fica em frente a catedral, e um batalhão 12° Batalhão da Polícia Militar do Paraná. “O que os comerciantes não conseguem entender, e com razão, como a polícia não realiza nenhum movimento mais efetivo para coibir a atuação dos traficantes na região”, relata Michel Urânia.

Porém, o tráfico de drogas não é o único problema da região. O aumento da população de rua, a limpeza, conservação e falta de acessibilidade das calçadas também preocupam. “O centro da cidade precisa de um projeto sério e inovador de revitalização. Algumas das ruas, como a Riachuelo e a São Francisco já foram revitalizadas, mas não conseguimos entender o porquê a região do entorno da catedral não recebeu o mesmo tratamento. As primeiras duas quadras da rua Saldanha Marinho, por exemplo, estão completamente abandonadas”, alerta Eloy.

TURISMO É POTENCIAL

A região tem um potencial enorme para o desenvolvimento do turismo e para ser mais um local de lazer para os curitibanos. Porém, a atual gestão parece negligenciar e até dificultar a atuação dos comerciantes da região. “Essa área da cidade é super conhecida, inclusive alguns filmes nacionais usaram os antigos casarões da Saldanha Marinho como locação. Por isso tem um potencial turístico muito grande, mas infelizmente, não é aproveitado porque as pessoas tem medo de frequentar a área mesmo durante o dia”, afirma Michel.

Para enfrentar o problema, Eloy Casagrande e Michel Urânia pretendem fazer projetos que viabilizem uma cidade mais humana, focada no cuidado com as pessoas e em melhores condições de segurança para o centro da cidade. “Normalmente as gestões municipais têm um olhar de maquiagem para consertar o centro, só que os problemas são mais complexos e envolvem questões econômicas, sociais e de moradia”, finaliza o candidato a vice prefeito.

Notícias Relacionadas

5 COMENTÁRIOS

  1. Nem ando mais no centro. Andar no centro é um inferno, gente pedindo esmola, tráfico de drogas rolando na sua frente.

  2. Com as últimas informações de Goura ser financiado pelo transporte coletivo, eu vou de Eloy Casagrande e Michel Urânia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Notícias Recentes

- Advertisment -