Catadores de recicláveis serão agentes estratégicos na Curitiba Cidadã

Christiane Yared (Foto: divulgação)

Na visão da candidata à Prefeitura de Curitiba Christiane Yared (PL) já passou da hora de toda a sociedade entender e tratar com o devido respeito a função dos catadores de recicláveis. “Esses trabalhadores são verdadeiros agentes da preservação ambiental e da conscientização sobre a separação do lixo, bem como da intensificação da economia verde e criativa que têm sido determinantes para o desenvolvimento das grandes cidades no mundo”, afirma.

Christiane cita pontos do seu plano de governo que consideram indispensáveis esses trabalhadores para que as ações obtenham os resultados esperados.

As soluções elencadas no plano de governo são práticas e de fácil implementação. No caso da coleta de resíduos, a gestão se dará de maneira integrada e permeando vários aspectos, da educação às ações envolvendo meio ambiente, mobilidade e capacitação para geração de emprego e renda.

O assunto também está intrinsecamente relacionado à saúde. Dados da ONU (Organização das Nações Unidas) dão conta que, por ano, 23% das mortes no mundo estão relacionadas à degradação ambiental.

Confira algumas ações relacionadas ao meio ambiente e aos catadores de recicláveis previstas no plano de governo de Christiane Yared:

Programa desperdício zero – estabelecerá metas ambiciosas para reaproveitar tudo no lixo que é reciclável capacitando e mobilizando;

Campanhas permanentes de conscientização – para ensinar e sensibilizar de forma contínua os cidadãos para a redução, reutilização e a reciclagem dos materiais;
Trocas de materiais reciclados por passagens no transporte coletivo;

Ampliação da rede de Ecopontos e facilitação das coletas, incluindo materiais como restos de construção, móveis e eletrônicos. O objetivo é inibir o descarte inadequado e economizar gastos com a retirada de entulhos.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here