sábado, abril 20, 2024
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
InícioAssembleia Legislativa do ParanáParaná deve ter normas para a sanitização de embarcações nos portos do...

Paraná deve ter normas para a sanitização de embarcações nos portos do Paraná

spot_img

Os deputados estaduais começam a analisar na sessão plenária da próxima segunda-feira (19) o projeto de lei 509/2020, do deputado Tião Medeiros (PTB) que cria normais para a sanitização de navios e embarcações que atracam nos portos do Paraná, em mais uma medida de prevenção ao avanço do coronavírus no estado.

De acordo com a proposta, navios e embarcações comerciais deverão realizar a descontaminação/desinfecção dos locais no interior da embarcação, nos quais haja o fluxo de pessoas e superfícies frequentemente tocadas. O objetivo, é preservar a vida da população paranaense, evitando contágio das pessoas que frequentam os navios, reduzindo o risco da entrada de doenças por esse meio.

O serviço deverá ser realizado por empresa licenciada que emitirá um certificado de descontaminação/desinfecção, sendo que os produtos utilizados deverão ser seguros para a saúde, ter eficácia comprovada contra microrganismos patogênicos e registro para essa finalidade nos órgãos competentes.

Ainda conforme o projeto, os serviços serão realizados em embarcações atracadas desde que não haja comprometimento da operação, ou então será realizado em área de fundeio de acordo com a decisão da autoridade portuária.

A não comprovação da sanitização implicará em uma multa no valor de 1.000 Fatores de Correção e Atualização (FCA), que neste mês de outubro corresponde a R$ 2.784,50, que serão devidos pelo responsável legal do navio.

Cicloturismo – Em redação final, será votado o projeto de lei 552/2020, dos deputados Goura (PDT) e Luiz Claudio Romanelli (PSB) que institui o Circuito Cicloturístico Rota do Norte Pioneiro, que abrange 22 municípios da região, com o propósito de valorizar a cultura e os atrativos turísticos da região e seus municípios; a melhoria da saúde e bem-estar dos cidadãos; o desenvolvimento dos arranjos produtivos locais; e a movimentação da economia do Norte Pioneiro e seus municípios.   

Crédito rural – Já em terceiro turno de votação, integra a ordem do dia da sessão plenária o projeto de lei 586/2020, do Poder Executivo, que amplia a possibilidade de produtores rurais de todo o estado terem acesso às linhas de créditos para o aumento da produtividade e geração de emprego. A proposta autoriza a concessão de subsídios com recursos do Fundo de Desenvolvimento Econômico – FDE para a Agência de Fomento do Paraná S.A. – Fomento Paraná e para o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), sob a modalidade de equalização de taxas de juros em operações de crédito realizadas no âmbito do Programa Paraná Mais Empregos.

A proposta também integra a ordem do dia da sessão extraordinária, para a votação em redação final.

Autismo – Também em votação de terceiro turno, o projeto de lei 449/2020, do deputado Subtenente Everton (PSL), que torna o laudo para a comprovação do Transtorno do Espectro Autista (TEA) definitivo, ou seja, sem um prazo de validade determinado. O laudo poderá ser emitido por profissionais da rede de saúde pública ou do setor privado, desde que estabelecido os requisitos da legislação pertinente. 

Ainda integram a pauta de votação os projetos de lei: 779/2019, do deputado Delegado Francischini (PSL), que será votado em segundo turno e institui a Semana Estadual de Combate à Pirataria e à Biopirataria; 461/2019, do deputado Do Carmo (PSL), que concede o título de Utilidade Pública à Associação Maringaense de Arco e Flecha; 305/2020, do deputado Tiago Amaral (PSB), que denomina de Pioneiro José Paulo Venério, o viaduto localizado no entroncamento da rodovia BR-369 com a PR-170, no Parque Industrial Norte, na cidade de Apucarana; 465/2020, dos deputados Paulo Litro (PSDB) e Anibelli Neto (MDB), que denomina de Jornalista Leônidas Antonio Rodrigues Dias o viaduto localizado na rodovia PR-092 no entroncamento e acesso à PR-418 (Contorno Norte), na cidade de Almirante Tamandaré.

Por fim, será votado o projeto de resolução 14/2020, da Comissão de Tomada de Contas, que trata da prestação de contas dos deputados referente ao mês de maio de 2020.

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Notícias Recentes

- Advertisment -