Ex-secretária de Educação contesta números de Rafael Greca

Roberlayne Borges Roballo (Foto: Facebook RBR)

A ex-secretária de Educação do governo Gustavo Fruet (2013/2016), Roberlayne Borges Roballo, foi as redes sociais para contestar a informação de que Rafael Greca (DEM) alcançou 50 mil vagas de berçário e maternal.

“Vamos esclarecer alguns pontos do post de campanha do atual prefeito:

1) Não foram construídos 25 CMEIS na atual gestão – a marca de 24 NOVOS CMEIs é do Gustavo Fruet (destes novos CMEIS, ficaram 5 para a atual gestão terminar). E, sei disso, porque eu acompanhei todo o processo de contratação e construção das obras – do início ao fim!

2) Os 19 CMEIs inaugurados na Gestão Fruet e os outros 5 inaugurados na gestão atual, funcionaram com poucas turmas abertas em 2017, 2018 e 2019 – não foram criadas vagas o suficiente para atender a demanda, porque muitas salas permaneceram fechadas.
Não dá pra falar de 2020 devido a pandemia!

3) São atendidas, atualmente, 33.000 crianças na idade de creche e não 50.000 na Rede Municipa! Há uma grande fila de espera. Vale a pena perguntar sobre dados da demanda para a atual gestão.

4) O pré havia sido universalizado em 2016, com muito trabalho! Um dado importante, é que Curitiba foi considerada em 2015/2016, pelo INEP, a capital que mais atendia a Educação Infantil em tempo integral. Hoje não é mais. Vários CMEIs passaram a atender turmas em “meio-período”.

5) Foram fechados mais de 100 berçários na atual gestão.

5) Os CEIS contratados passaram por dificuldades contratuais na atual gestão. Sei, porque alguns colegas diretores entraram em contato para contar sobre suas dificuldades financeiras.

6) Se quiserem confirmar os dados do tamanho da fila de espera na Educação Infantil de Curitiba é só acessar: https://dadoseducacionais.c3sl.ufpr.br/#/

7) Quanto as reformas não sei dizer, mas com um orçamento tão baixo (25% apenas), acho difícil manter padrão de qualidade.”

4 COMENTÁRIOS

    • Ele não gastou em propaganda para mostrar, pegou uma prefeitura que vinha cheia de vícios desde Beto Richa e outros. O atual vive na mídia se promovendo e mentindo.

  1. Tirou as crianças de 4 e 5 anos das creches e jogou nas escolas que não tem estrutura para crianças tão pequenas, tirou destes pequeninos o prazer de ficar período integral e ter o ensino que merecem, atrapalhou a vida de muitas famílias que não tem com quem deixar as crianças. Só atrapalhou os CEI conveniados, o problema só na3 estourou este ano porque esta tudo fechado. Queria só ver a confusão de pais reclamando a falta de vagas devido aos CEIS que foram desconveniados!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here