João Arruda: “terceirização da saúde em Curitiba  é um desastre”

João Arruda (Foto: divulgação)

O candidato a prefeito de Curitiba, João Arruda (MDB) afirmou que a terceirização das unidades de saúde realizada pelo atual prefeito Rafael Greca (DEM) é “um desastre, um horror” que resulta no péssimo serviço prestado principalmente nos bairros da cidade. “O prefeito costuma dizer que gastando menos do que gastava com a estrutura municipal de saúde. É lógico, perdeu-se, e muito, na qualidade dos serviços”, apontou  João Arruda em entrevista ao jornalista Rafael Guazelli no programa Verdade e Expressão da TV Transamérica.  

Uma empresa terceirizada neste setor, diz João Arruda, visa aumentar os lucros, e para isso economiza em pessoal, equipamentos, materiais e insumos, em quantidade e qualidade, prejudicando o usuário. “Os médicos terceirizados não têm a experiência para estar ali cumprindo essa função, muitos não têm nem residência, as pessoas estão sendo atendidas por estagiários”, afirma.

João Arruda propõe a ampliação da estrutura, equipamentos públicos e novas unidades de saúde, inclusive com contratação de mais médicos e profissionais. “Também é preciso fazer a gestão das 111 unidades básicas de saúde e das nove que são 24 horas. Só assim vamos ter um serviço de qualidade”, disse João Arruda.

A prefeitura erra, segundo João Arruda, ao priorizar a terceirização em vez de investir no sistema público de saúde. “A terceirização, além de aumentar as filas e piorar a qualidade, é um risco para o usuário. Eu quero ser cobrado como prefeito por um paciente que não foi bem atendido, como aconteceu lá no Cajuru: uma pessoa foi receber uma injeção e agulha  da seringa quebrou dentro do braço”, disse ao citar o exemplo da falta de controle dos serviços terceirizados.

Porém, João Arruda alertou que muitas vezes esses contratos firmados pelo poder público com empresas privadas significam corrupção, perda de qualidade e desperdício de dinheiro público. “Eu não radicalmente contra as privatizações ou as terceirizações em alguns aspectos, mas não na saúde e muito menos na educação”, completou.

15 COMENTÁRIOS

  1. Esse candidato despreparado nunca escutou falar na história de sucesso do Hospital de Subúrbio em Salvador, gerenciado pela iniciativa privada?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here