terça-feira, abril 16, 2024
spot_img
spot_img
spot_img
InícioPolítica CuritibaCuritiba precisa acolher de fato as pessoas com deficiência

Curitiba precisa acolher de fato as pessoas com deficiência

spot_img

A inclusão e o acolhimento de quem necessita de atenção especial estão na base do que essas duas lideranças femininas defendem e planejam viabilizar na capital paranaense a partir de janeiro de 2021. Não apenas nos serviços prestados na Saúde, como também em questões diversas de acessibilidade e mobilidade, que passam por melhores calçadas e sinalizações especiais. “Uma Curitiba Cidadã tem que incluir, de verdade, as pessoas com deficiência e isso é questão de honra para a nossa gestão”, assegura a candidata à Prefeitura de Curitiba, Christiane Yared (PL).

Em âmbito nacional, estima-se que 23,9% da população brasileira apresentam algum tipo de deficiência, conforme censo de 2010. “O diferente não é doente, só tem uma condição especial”, ensina a vice Jilcy Rink, que possui um neto autista. Um dos pontos que ela defende é que na saúde pública haja meios de garantir tratamentos sequenciais com o mesmo profissional em casos como no autismo, em que a mudança de pessoas pode comprometer a evolução terapêutica.

Na visão de Christiane e Jilcy, o acolhimento à fatia da população que requer uma atenção maior da sociedade não avançou ao longo da última década. Profissionais que trabalham com o estímulo motor e intelectual das pessoas com deficiência também consideram que Curitiba não dispensou a devida atenção à questão.

Uma das propostas da coligação é o Parque dos Sentidos, um espaço para várias experiências sensoriais, visando o estímulo cognitivo e motor usando, por exemplo brincadeiras, e voltado para pessoas de todas as idades.

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Notícias Recentes

- Advertisment -