quinta-feira, abril 25, 2024
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
InícioPolítica CuritibaMuralha digital, a nova manobra para escapar de licitações

Muralha digital, a nova manobra para escapar de licitações

spot_img

O Instituto ICI , que, segundo o Gaeco, é composto por um “Clube de Empresas”, está para abraçar um contrato milionário da Muralha Digital. Indício mais veemente é o contido em um contrato preliminar firmado pela gestão de Rafael Greca que tem por objeto a estruturação de uma Central de Vídeo Monitoramento. Tudo sem licitação.

Como é de conhecimento geral, o Instituto Curitiba de Informática -ICI (ou Instituto Cidades Inteligentes?) é amplamente conhecido por investigação criminal que envolveu manobras à Lei de licitações. Parece que tudo continua como dantes no quartel de Rafael Greca e o ICI. O Instituto é de suma importância pois existem vários grupos que utilizam a estrutura para escapulir das exigências da Lei de Licitações.

Segundo Dr. Joãozinho da Luz, irmão de dona Matilde, engenheiro aposentado da Prefeitura, “o Instituto foi idealizado por Aroldo Jacobovicz com a retirada do CPD e estrutura tecnológicas do IPPUC.” Tido e havido como o dono do ICI, o empresário milionário é dono de uma estrutura fantástica na área de tecnologia e com a qual, sabe-se, beneficiam-se muitos notáveis do mundo político local. Há muitos anos. O ICI não se faz de rogado, nos bastidores dá suporte tecnológico ao staff político ora no poder municipal.”

ENTENDER A TENDA

A pergunta é: Por acaso a Tenda de Digital seria uma delas? O prestígio do empresário é tão grande que em casório de familiar, ano passado, Jacobovitz teve uma longa fila de beija mão: lá estavam desde o alcaide Greca de Macedo e um alentado número de autoridades com quem o ICI mantém contratos de prestação de serviços. Isso sem falar do mundo político puro e simples (como vereadores) que pela festa transitou com a maior desenvoltura.

“Até dirigentes de institutos de pesquisa de opinião passearam pela recepção, um deles até com direito a ser xingado pelo alcaide, que, para maltratá-lo, lembrou de um certo sabão e de uma cera históricos”.

 NINGUÉM ESCAPOU DO CASÓRIO   

Dona Matilde da Luz, a atenta funcionária e informante da Coluna, dá uma estocada em nosso trabalho, ao dizer: “Pois não é que no casamento citado estavam lampeiros e fagueiros, até dois dos únicos vereadores que sua Coluna/Blog apresenta como nomes de grande envergadura moral numa Câmara Municipal dócil aos caprichos do Greca e seus amigos?”

GRECA SANCIONA O ILEGAL

Não bastasse todo o benefício dado ao ICI, recentemente o alcaide Rafael Valdomiro Greca de Macedo determinou que a sua contratação fosse realizada sem a observância da regular licitação.

Mas como?

A pergunta decorre do fato que infraestrutura, câmeras e desenvolvimento de software de inteligência nunca foram objeto de execução do ICI.

“CLUBE DE EMPRESAS”

O Instituto ICI , que segundo o Gaeco é composto por um “Clube de Empresas”, está para abraçar um contrato milionário da Muralha Digital. O indício mais veemente é o contido em um contrato preliminar firmado pela gestão de Rafael Greca que tem por objeto a estruturação de uma Central de Vídeo Monitoramento. Onde está o pecado? O projeto está sendo desenvolvido pelo Instituto Curitiba de Informática (ICI) futuro contratado da própria administração.

O art. 9º da Lei nº 8.666/1993 estabelece quem não poderá participar, direta ou indiretamente, da licitação ou da execução de obra ou serviço e do fornecimento de bens a eles necessários: I – o autor do projeto, básico ou executivo, pessoa física ou jurídica;

QUEM LICITARÁ A MURALHA?

Se o ICI está estruturando e desenvolvendo o projeto, a grande pergunta que se faz é quem vai licitar a Muralha Digital? O clube do ICI teria algum interesse na contratação?

Essa estruturação ocorrerá mediante os contratos 24129, 24130 e 24131 assinados e publicados em julho de 2020, pelo prefeito para a solução dos problemas da Muralha Digital. Tais contratos totalizam por ano o Valor de R$9.548.220,00 (Nove milhões quinhentos e quarenta oito mil e duzentos e vinte reais.

NADA A QUESTIONAR…

Dona Matilde da Luz, atenta funcionária municipal, exemplo de servidor pública, garante: “ A forma de fazer acontecer é colocar pessoas sem o mínimo conhecimento do objeto, aptas a aprovar tudo sem questionar nada, engolindo o que o ICI especificar, em especial as questões de conectividade. Essas são as chamadas laranjas de plantão da gestão”.

DONO DO CADASTRO

O ICI já é dono do Cadastro de Contribuintes, dos softwares da Saúde, Educação e agora vai vigiar você munícipe, quando sair de casa e andar de carro na cidade ou ainda se atrasar qualquer taxa da prefeitura se cuide!

UM BIG BROTHER DO GRECA  

O ICI saberá quem deve, onde mora e circula. O citado engenheiro Dr.Joãozinho, irmão de dona Matilde, observa que o processo 01-149220/2019 foi aberto pela Superintendência de Tecnologia do Secretário e advogado Alexandre Jarschel. E lembra que o cidadão é fiel escudeiro do prefeito, tendo em seu currículo a autoria de “trâmites interessantes”. Para dizer o mínimo.

NÃO HÁ MAL QUE SEMPRE DURE

Há fontes da Prefeitura, algumas localizadas no Gabinete do alcaide, outras na Procuradoria do Município, e outras ainda nas Secretarias de Governo e Finanças, que não se cansam de prognosticar: “Uma hora esse festival de irregularidades terá de ter fim”.

QUADROS PROFISSIONAIS

Essas fontes procuradas pela Coluna/Blog, representantes de quadros profissionais e concursados da Prefeitura de Curitiba, manifestam esperanças: “Parece que o Ministério Público do Paraná estaria, enfim, se movimentando, para impedir a ampliação, pelo menos, dessas irregularidades”. Quando ao TC-PR, dizem: “Quem pode prever algum passo do Tribunal de Contas?”.

Notícias Relacionadas

5 COMENTÁRIOS

  1. Contrato expurio e oportunistas.
    A medida provisória que dispensou as licitações em período de pandemia, deve alcançar tão somente produtos, insumos e serviços destinados as ações emergenciais relativosa crise da pandemia e não para servir de facilitador de contratos de qualquer natureza, favorecendo, portanto, a corrupção sempre presente neste tipo de contratação.

    Sandro de Castro – jornalista – Reg ABJ n. 3508
    Curitiba -PR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Notícias Recentes

- Advertisment -