sexta-feira, abril 19, 2024
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
InícioPolítica CuritibaCarol Arns defende Mamografia para mulheres a partir de 40 anos e...

Carol Arns defende Mamografia para mulheres a partir de 40 anos e atendimento de qualidade”

spot_img

Para marcar o início do Outubro Rosa, Carol Arns, candidata a prefeita de Curitiba pelo Podemos, defendeu a importância do diagnóstico precoce e agilidade no atendimento a mulheres com câncer de mama nas unidades básicas de saúde do município.

Em vídeo divulgado pelas redes sociais, a candidata lembrou que a lei garante mamografia anual a mulheres na partir de 40 anos. “Todas as mulheres acima dessa faixa etária devem buscar atendimento nas unidades básicas de saúde e solicitar a realização do exame. É um direito que precisa ser garantido”, disse Carol.

A estratégia de detecção precoce é defendida pela Femama (Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama) e pela Sociedade Brasileira de Mastologia, que mobilizam a sociedade pelo cumprimento da Lei 11.664/2008, que prevê a obrigatoriedade da realização de mamografia de rastreamento em mulheres entre 40 e 69 anos.

O diagnóstico precoce é considerado essencial para reduzir o índice de mortalidade da doença, uma vez que o câncer de mama pode se manifestar antes do surgimento de sintomas.

Para Carol, a saúde municipal precisa garantir a qualidade e rapidez no atendimento. “Temos que ter agilidade no agendamento e equipamentos que façam o diagnóstico preciso. Depois do diagnóstico, o tratamento tem que ter início de imediato. Cuidar da saúde da mulher é prioridade”, disse.

Estimativas

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), do Ministério da Saúde, a estimativa para o ano de 2020 é de 570 de casos novos de câncer de mama em Curitiba, com uma taxa bruta (incidência por 100 mil habitantes) de 56,57. No Brasil, a doença deve atingir cerca de 66 mil mulheres em 2020.

Notícias Relacionadas

7 COMENTÁRIOS

  1. Tive a oportunidade de conhecer e conversar pessoalmente com a Carol Arns. Foi muito legal, uma pessoa muito gentil, inteligente, educada e muito preparada. Sucesso e boa sorte nessa caminhada. Um abraço

  2. Não adianta só iluminar os prédios públicos com luzes rosa, TODAS as mulheres têm que ter acesso aos exames…vamos em frente #carolarnes19

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Notícias Recentes

- Advertisment -