quinta-feira, março 28, 2024
spot_img
spot_img
spot_img
InícioAssembleia Legislativa do ParanáProjeto que institui colégios cívico-militares segue em debate na Assembleia Legislativa

Projeto que institui colégios cívico-militares segue em debate na Assembleia Legislativa

spot_img

A proposta recebeu parecer favorável na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) no último dia 16, mas um pedido de vista adiou a votação, o que deve ocorrer nesta segunda-feira.

De acordo com o projeto do Executivo, a gestão compartilhada entre militares e civis vai ocorrer do 6.º ao 9.º ano do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. A implantação do modelo será de escolha livre da comunidade escolar por meio de consulta pública, em municípios com mais de 10 mil habitantes e que tenham ao menos duas escolas estaduais na área urbana; e em colégios com vulnerabilidade social, baixos índices de fluxo e rendimento escolar e que não ofertem ensino noturno.

Quando aprovado na CCJ, o projeto ainda precisa ser analisado pelas Comissões de Finanças e Tributação; Educação; e Segurança Pública antes de ser votado por todos os deputados.

Coronavírus – Em terceiro turno, os deputados votam o projeto de lei 298/2020, do deputado Michele Caputo (PSDB), que regulamenta a realização de testes de covid-19 nas farmácias do Paraná. Pela proposta, os exames devem ser feitos no sistema drive-thru, em locais externos da farmácia, garantindo assim a segurança dos demais clientes do estabelecimento.

Cultura – Também em terceira votação, o projeto de lei 544/2020 que regulamenta no Paraná a aplicação dos recursos repassados ao Estado através da Lei Federal Aldir Blanc, que concede auxílio emergencial aos trabalhadores da cultura, além de manutenção de espaços artísticos e culturais, micro e pequenas empresas, cooperativas, instituições e organizações culturais comunitárias; e para editais, chamadas públicas, prêmios, aquisição de bens e serviços vinculados ao setor para a manutenção de ações culturais.  

Calendário e título – Em segundo turno, os deputados retomam a discussão sobre os projetos de lei: 153/2019, do deputado Paulo Litro (PSDB), que insere no Calendário Oficial de Eventos Turísticos do Estado o Carnaval de Dois Vizinhos; 340/2019, do deputado Soldado Fruet (PROS), que insere no Calendário Oficial de Eventos do Paraná a Festa Popular de Santa Terezinha do Itaipu, realizada anualmente no mês de maio; 502/2019, do deputado Hussein Bakri (PSD), que institui o Dia da Energia Solar, a ser celebrado anualmente em 3 de maio; e 950/2019, do deputado Professor Lemos (PT), que concede ao município de Alto Paraná o título de Capital Paranaense dos Móveis Sob Medida. 

Já em primeiro turno, os deputados analisam os projetos de lei 202/2015, do deputado Gilberto Ribeiro (PP), que institui o 25 de janeiro como o Dia Estadual do Carteiro; e o projeto de lei 784/2019, do deputado Cobra Repórter (PSD), que insere no Calendário de Eventos do Estado a Oktoberfest realizada anualmente no município de Rolândia.

E em redação final, que após aprovada segue para a sanção ou veto do Poder Executivo, o projeto de lei 693/2015, do deputado Gilberto Ribeiro, que institui a Semana Estadual do Incentivo a prática do Vale Tudo (MMA) no Paraná, a ser realizada anualmente na primeira semana do mês de outubro.

Contas – Por fim, em primeiro turno de votação, o projeto de resolução 9/2020, da Comissão de Tomada de Contas da Assembleia, dispondo sobre a prestação de contas das despesas dos deputados referente ao mês de dezembro de 2019.

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Notícias Recentes

- Advertisment -