quinta-feira, abril 18, 2024
spot_img
spot_img
spot_img
InícioEducaçãoFachin é o grande trunfo para nomeação do novo reitor da UFPR

Fachin é o grande trunfo para nomeação do novo reitor da UFPR

spot_img

Aroldo Murá conta que a vitória de Ricardo Fonseca foi acachapante, com 83% de  eleitores do colégio eleitoral da UFPR que disseram “sim” à proposta dele e da professora Graziela Bolzon de cumprirem mais um mandato à frente da Reitoria da UFPR.

O opositor, professor Heitor Tertuliano, da Engenharia, Chapa 1, não passou dos 14% dos votos,  tendo um perfil de direita, oposto ao centro-esquerdista  Fonseca.

A decisão da consulta a docentes, alunos e técnicos da UFPR “acantonou” o Governo federal, segundo opinam alguns mestres. Um deles, o PhD em Comunicação, Élson Faxina – que  é  unanimidade no  bom trânsito  no corpo discente que o conhece e com ele convive.  Então, anote- se a opinião de Élson:

– O Ricardo  Marcelo Fonseca tem um apoio de peso para, de alguma forma, chegar ao presidente Bolsonaro. Chama-se  Edson Fachin, o ministro do STF, que, como professor de Direito da Universidade, trabalhou com o atual reitor.

MUITO AMIGOS
Faxina acredita que, de alguma forma, o presidente acatará  o nome de Fonseca,  em face da p referência de seu  nome pelo ministro . Eles são amicíssimos. Isto mesmo.

Olhos e ouvidos atentos do mundo acadêmico contabilizam para esses raciocínio – “afinal, um presidente quererá ficar mal com um ministro do STF? – que não poucas vezes o atual reitor partilhou de churrascos e almoços na casa de Fachin em Curitiba. Em encontros de amigos muito próximos.

HORA DE ARTICULAR

Outras fontes ouvidas pela coluna, na área de Medicina, Engenharia, Ciências Sociais, concordam também com a opinião de Faxina: “Ricardo está com tudo para um segundo mandato na IUFPR. Mas terá também de articular-se politicamente. Para isso tem um argumento sólido. O mais forte deles, o de que  Heitor é carta fora do baralho, não tem liderança”. Não é questão de sua  linha à direita.

Na verdade, antes das eleições, percebendo a possibilidade de a ala ideológica que envolve o Planalto colocar-se a favor de Heitor Tertuliano, mesmo que  ele fosse derrotado (como aconteceu), Ricardo Fonseca já anunciava articulação que envolveria a bancada federal do Paraná em Brasília. E contatos para ganhar apoio do governador Ratinho Junior.

Afinal, a arte da Política é domada por esse mestre cultor do direito, como poucos outros o fazem.

RESULTADO ELEIÇÃO  REITORIA UFPR 2020

– ESTUDANTES
• Chapa 1: 606
• Chapa 2: 11889
• Brancos/nulos: 89

– TÉCNICOS
• Chapa 1: 510
• Chapa 2: 1705
• Brancos/nulos: 96

– DOCENTES
• Chapa 1: 397
• Chapa 2: 1911
• Brancos/nulos: 52

Total: 17255

RESULTADO PARITÁRIO

• Chapa 1: 14,5687%
• Chapa 2: 83,0764%

Notícias Relacionadas

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Notícias Recentes

- Advertisment -