terça-feira, abril 23, 2024
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
InícioPolítica CuritibaFruet defende universalização do vale-transporte

Fruet defende universalização do vale-transporte

spot_img

O deputado federal Gustavo Fruet voltou a defender a universalização do vale-transporte, que visa a redução da tarifa do transporte coletivo, e foi proposto na Câmara Federal no ano passado. O texto prevê que todas as empresas e órgãos públicos repassem obrigatória e diretamente para o sistema de transporte coletivo o valor correspondente ao vale-transporte que hoje é pago os seus empregados.

A ideia é direcionar o recurso referente ao vale-transporte pago aos funcionários (públicos e privados) direto para financiar o sistema. Essa medida simples, destaca ele, tem potencial para reduzir drasticamente o valor pago pelos usuários e até tornar o transporte gratuito no caso de algumas cidades. A iniciativa já é utilizada com êxito em cidades da Europa. De acordo com nossa proposta, somente pagariam a tarifa cheia os usuários eventuais e o turista, como ocorre em algumas das principais cidades do mundo. Hoje, o vale-transporte é opcional e a legislação autoriza o empregador a descontar até 6% do salário básico do empregado para bancar o vale. Na prática, contudo, muitas empresas já não praticam esse desconto, optando por bancar a maior parte ou até a totalidade o vale-transporte.

Ele cita o caso de Lyon, na França, onde empresários pagam diretamente o consórcio da municipalidades, arcando com 36% do custo total transporte. Fruet defende a ideia há tempos. Em 20213 ele fez uma apresentação na Câmara de Curitiba, explicando a proposta (foto).

Notícias Relacionadas

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Notícias Recentes

- Advertisment -