quinta-feira, março 28, 2024
spot_img
spot_img
spot_img
InícioAssembleia Legislativa do ParanáDeputados aprovam antecipação da eleição da Mesa Diretora da Alep

Deputados aprovam antecipação da eleição da Mesa Diretora da Alep

spot_img

Os deputados estaduais aprovaram na sessão plenária remota desta terça-feira (21), em segundo turno, o projeto de resolução 7/2020, da Comissão Executiva, que altera o Regimento Interno e altera a data da eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Paraná para as 3ª e 4ª sessões legislativas. Com a mudança, a eleição pode acontecer a partir do dia 1º de agosto.

A proposta foi aprovada com 41 votos favoráveis, dois contrários e sete abstenções, sem qualquer alteração. O deputado Homero Marchese (PROS), durante o encaminhamento do projeto, comentou que pretendia apresentar duas emendas, mas não teve as assinaturas necessárias para fazer o protocolo, com isso, o projeto está apto para ser promulgado pelo presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB).

Atualmente, conforme o regimento interno, a eleição poderia acontecer a partir do dia 10 de outubro, mas diante da alteração das eleições municipais para o mês de novembro, os líderes partidários em reunião com o presidente Traiano, concordaram, em sua maioria, com a antecipação do processo no Legislativo.

A proposição altera também o caput do artigo 36 do Regimento Interno determinando que a indicação dos integrantes das Comissões permanentes será realizada cinco dias úteis após a eleição da Mesa Diretoria, tanto para o primeiro quanto para o segundo biênio de cada Legislatura. Atualmente esse prazo é de 15 dias após o início de cada período legislativo.

Traiano agradeceu o apoio dos deputados na aprovação da matéria e relembrou que todo o processo foi construído em conjunto com as lideranças. “Nunca vamos esperar a unanimidade, é um processo natural respeitar aqueles que se opõem, mas contamos com o aval da grande maioria dos senhores deputados e deputadas. Agradeço a expressiva votação de aprovação no projeto e reafirmo aos deputados o nosso objetivo de podermos sempre construir toda e qualquer iniciativa com o conjunto de líderes”, disse. “Não conseguiram, àqueles que tinham o desejo de se contrapor à iniciativa, apresentar emenda porque não tiveram o apoio regimental de cinco parlamentares e, portanto, elas não foram acatadas”, completou.

Segundo o presidente a data da eleição da Mesa Diretora da Assembleia não tem data para ser realizada. “No projeto estabelece que no dia 1º de agosto o presidente convoca uma reunião de líderes para marcar a data. Provavelmente, acredito que teremos a eleição no dia 10 de agosto”.

Para o líder do Governo na Assembleia, deputado Hussein Bakri (PSD), a construção do projeto de resolução foi realizada com o apoio de “todos os líderes partidários que foram, absolutamente, por questão unânime a tudo o que ali foi discutido democraticamente em todos os aspectos contidos na resolução”, disse. “Tenho sentido aqui na Casa, e os números retratam isso, que o presidente, o primeiro secretário e demais integrantes da Mesa têm atendido de maneira satisfatória todas as necessidades dos deputados, todas as Comissões têm tido apoio no sentido que possam exercer seu papel com maior tranquilidade possível”, completou.

Sobre a eleição da Mesa ter sido antecipada, o líder do governo destacou que “tanto faz fazer a eleição em outubro ou agosto, o resultado será o mesmo. V. Ex.a, presidente Traiano, será reeleito junto com os demais membros. Serão reeleitos fruto do trabalho sério e dedicado aqui na Casa. Falo isso de coração, eu que já confrontei algumas vezes por não concordar com V.Exa., mas sei que podemos trabalhar aqui com todas as ferramentas necessárias, sejam os deputados da situação ou de oposição”.

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Notícias Recentes

- Advertisment -