quarta-feira, abril 24, 2024
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
InícioCulturaMorre Lúcia Camargo

Morre Lúcia Camargo

spot_img

Via Jaime Lechinski, no Facebook:

“Profissional da mais alta competência, Lúcia Camargo teve um papel fundamental no cenário cultural de Curitiba e do Paraná. Presidente da Fundação Cultural de Curitiba e, depois, secretária estadual de Cultura, respeitada nacionalmente, há quase 20 anos morava em São Paulo, onde exerceu cargos de destaque. Estava ótima até sábado, quando sofreu um AVC severo. Hoje (20) ela partiu, aos 76 anos. A ela devemos muitas homenagens”.

GESTORA CULTURAL

Jornalista de amplas atuações nacionais como gestora cultural, Lúcia Camargo foi secretária adjunta da Cultura do Governo do Estado de São Paulo, ao lado de José Roberto Sadek. Atualmente, respondia pelo coordenadora de Extensão Cultural e Projetos Especiais da SP Escola de Teatro.

Entre vários cargos ocupados por ela no setor ao longo dos anos, trabalhou como Secretária de Cultura do Estado do Paraná; assessora de programação da Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA); diretora presidente do Instituto Cultural Orquestra Sinfônica de Minas Gerais; presidente da Fundação Clóvis Salgado, em Belo Horizonte e diretora do Centro de Referência Audiovisual da Fundação Municipal de Cultura da capital mineira.

Também atuou como presidente da Fundação Clóvis Salgado, responsável pela gestão do Palácio das Artes, na direção artística e técnica do Theatro Municipal de São Paulo, entre os anos de 2001 e 2004, e colaborou na organização do calendário artístico dos corpos estáveis do Municipal.

FESTIVAL DE TEATRO

No ramo das Artes Cênicas, Lucia destacou-se pelos anos à frente da curadoria do Festival de Teatro de Curitiba, tendo acompanhado a mostra desde seu início, quando era secretária municipal de Cultura. Em 1995, passou a participar da organização e curadoria do evento e, ao lado de Celso Curi e Tânia Brandão, ajudou a dar dimensão nacional à programação, onde atuou até 2015.

VIDA PESSOAL

Lúcia Maria Glück Camargo (1944-2020) começou sua trajetória política e cultura na antiga Universidade Católica do Paraná (atual PUCPR), onde também lecionou e coordenou o curso de Jornalismo. Formou-se em História na UFPR, fez mestrado na área e deu aulas também na UFPR. Também cursou licenciatura em Pedagogia e se especializou em Produção para Televisão Educativa.

Foi casada com Francisco “Pancho” Camargo, cartunista dos jornais Gazeta do Povo e O Estado do Paraná, com quem teve três filhos: Fabiano, Adriana e Guilherme.

Com informações do blog do Miguel Arcanjo Prado

Notícias Relacionadas

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Notícias Recentes

- Advertisment -