sexta-feira, março 29, 2024
spot_img
spot_img
spot_img
InícioCulturaProjeto #Guaíraemcasa leva cultura virtual aos paranaenses

Projeto #Guaíraemcasa leva cultura virtual aos paranaenses

spot_img

O Teatro Guaíra lança nesta quinta-feira (02) o projeto #Guaíraemcasa, que reúne em uma área do site da instituição todas as atividades virtuais disponíveis ao paranaenses durante a pandemia do coronavírus.

O público pode acessar vídeos de espetáculos de balé e orquestra, criações originais para as redes sociais e oficinas do Balé Teatro Guaíra, por exemplo.

A ação é uma parceria da Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura, Centro Cultural Teatro Guaíra e PalcoParaná. Veja aqui um vídeo sobre as ações do Teatro Guaíra. 

As atividades virtuais do Teatro Guaíra começaram já na primeira semana da suspensão dos espetáculos presenciais. O concerto de abertura da Orquestra Sinfônica do Paraná, Assim Falou Kubrick, foi cancelado para o público, mas foi filmado e disponibilizado nas redes sociais do Teatro e da OSP.

A Escola de Dança Teatro Guaíra também iniciou aulas online – já são mais de três meses de classes diárias com adesão de 80% dos estudantes.

Nas semanas seguintes, os corpos artísticos do Teatro passaram a criar produções exclusivas para as redes sociais. A OSP divulgou o vídeo O Trenzinho Caipira, sucesso nacional com mais de 60 mil visualizações.

O Balé Teatro Guaíra criou uma coreografia para celebrar o dia internacional da dança e remontou também uma icônica cena do balé Carmen para o ambiente online. Além disso, alunos da EDTG participaram de uma mostra competitiva nacional realizada na web e receberam 4 premiações, com dois primeiros lugares. 

Veja algumas das atividades e atrações disponíveis:

#Guaíraflix – O projeto #Guaíraflix foi criado para compartilhar com o público espetáculos produzidos pelos corpos artísticos da instituição. Foram disponibilizadas até o momento 15 gravações de espetáculos como balés, óperas e concertos, atingindo um total de 7,3 mil visualizações, sendo 1 mil somente para o balé O Lago dos Cisnes.

Teatro de Comédia do Paraná – Projeto virtual do Teatro de Comédia do Paraná (TCP). O projeto é inspirado na peça TodoMundo!. Semanalmente, a equipe de atores do TCP traz, de maneira contemporânea e bem-humorada, reflexões sobre Deus, Morte, Família, Amizade, Coisas e Amor.  

Criações originais web – Apresentação de conteúdos criados exclusivamente para a plataforma online.  Um dos maiores sucessos dessa iniciativa foi um concerto da Orquestra Sinfônica do Paraná diretamente da casa dos músicos, tocando o conhecido “O Trenzinho do Caipira” de Heitor Villa-Lobos, que já soma quase 60 mil visualizações. Outro destaque foi a recriação de um trecho da coreografia Carmen, do Balé Teatro Guaíra.

Aulas abertas Balé Teatro Guaíra – Transmissão de aulas virtuais para profissionais e estudantes de dança. A atividade é gratuita e as aulas acontecem às segundas, quartas e sextas pela manhã para até 100 pessoas. É uma aula direcionada a profissionais da dança e é ministrada pelos professores da Companhia e professores convidados nacionais e internacionais.

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Notícias Recentes

- Advertisment -