sexta-feira, março 29, 2024
spot_img
spot_img
spot_img
InícioPolítica ParanáGreca pode restringir idosos no transporte coletivo

Greca pode restringir idosos no transporte coletivo

spot_img

* José Carlos Chicarelli

Quando uma pessoa completa 60 anos, entende que é idosa por efeito cronológico, mas dificilmente aceita ser chamado de velho!

A terceira idade tem o direito garantido de ir e vir, mesmo neste período de pandemia de coronavírus.

Por direito, o grupo teve reconhecido, através de um projeto de lei da ex-vereadora Nely Almeida, a gratuidade do transporte coletivo.

Ninguém pode mexer nessa conquista, desde que ele esteja adequadamente utilizando os equipamentos de proteção individual.

Tirar o direito desse grupo social de realizar as atividades inadiáveis é um crime inaceitável, ferindo o direito do cidadão de circular livremente.

A prefeitura deveria estar exigindo mais ônibus e garantir as condições de distanciamento entre as pessoas, o que não acontece hoje, limitando o número de passageiros, aos bancos disponíveis.

Essa norma deveria estar em vigor, mas a URBS resiste a medida, pensando mais nos lucros dos empresários do setor do que nos passageiros, e permite a concentração de pessoas nos amarelões, nos laranjões, nos ligeirinhos e nos vermelhões.

Uma matemática simples, tendo conhecimento dos verdadeiros custos das empresas, um trajeto de 10 km se paga com apenas 10 passageiros sentados, portanto, todo o cuidado é pouco.

O transporte coletivo corresponde ao segundo local onde mais facilmente se transmite o coronavirus, perdendo apenas para unidades de saúde e hospitais que atendem pessoas infectadas.

Em Nova York, os médicos aconselham o afastamento do transporte público e o uso do carro particular, mesmo aumentando o congestionamento das ruas.

Na capital do Paraná o entendimento dos empresários dos ônibus e do prefeito é diferente e ontem, os casos de covid-19 batiam em torno de 2505, com 63 óbitos e tenho certeza, esse número não é exato.

A prefeitura demonstra desinteresse com a pandemia, ao permitir que a URBS libere a tabela de sábado para os amarelões e laranjadões, com 50% da frota, e apenas 80% para Biarticulado, Ligeirinhos e Interbairros, conforme relatam cobradores e motoristas.

Na semana passada, um vídeo chocou as famílias curitibanas, o prefeito Rafael Greca (DEM) criticando de forma lacônica idosos e deficientes.

Primeiro Greca ameaçou cortar a gratuidade do transporte para os maiores de 65 anos e chamou o grupo de velhos e que deveriam ficar em casa.

Agindo assim, o prefeito demonstra estar fechado com o lucro dos empresários e contra os usuários idosos, obrigando-os a pagar a passagem, para aumentar o lucro da concessionária.

O democrata tem 64 anos e não é mais jovem e não percebe a diferença de um velho de um idoso e acaba fazendo comentários e pensamentos de uma forma inconsequente.

O fator lucro não pode prevalecer no serviço de transporte e as concessionárias vão pagar um preço alto pela ganância do lucro fácil, com os passageiros migrando para outras formas de transporte como: Uber, bicicleta, lotações e mototáxis.

José Carlos Chicarelli é ex-vereador e criador da CPI da Urbs/Transporte Coletivo

A matéria é de responsabilidade do autor e não reflete a opinião do Blog do Tupan

Notícias Relacionadas

15 COMENTÁRIOS

  1. A indiferença com os idosos me entristece como Curitibana, tenho vergonha desse prefeito. Nasci e cresci aqui e não gostaria que se referisse aos meus pais por exemplo como velhos.

  2. Prefeito, me diga como um idoso q mora sozinho faz pra resolver seus afazeres? Se não for de ônibus será como? Se não tem outro modo? Esse é o respeito com que trata as pessoas de bem? Que pagam seus impostos e só querem usar o que é de direito?

  3. O idoso Greca recebe 27 mil da prefeitura e 13 mil de aposentadoria do Ippuc. 40 mil por mês! Com esse dinheiro no bolso qualquer um fica em casa a vida inteira. O prefeito não esta nem um pouco preocupado com quem depende de salário e emprego para sobreviver e sustentar a família. É só ver a superlotação dos ônibus. Essa histeria de ameaçar proibir o trânsito de idosos e de fechar tudo custará caro na eleição, o povão não vai gostar de perder o emprego por causa do prefeito!!! Fora Greca!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Notícias Recentes

- Advertisment -