quinta-feira, março 28, 2024
spot_img
spot_img
spot_img
InícioEducação“Aulas remotas são a garantia de aprendizagem aos nossos alunos”, avalia Hussein...

“Aulas remotas são a garantia de aprendizagem aos nossos alunos”, avalia Hussein Bakri

spot_img

Desde a manhã desta segunda-feira (6), os estudantes da rede pública estadual vêm tendo aulas remotas por meio de um sistema de Educação a Distância (EaD) desenvolvido pelo Governo do Estado. O modelo, que pode ser acompanhado pela RIC na TV aberta, pelo YouTube ou pelo aplicativo Aula Paraná, recebeu o apoio da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Hussein Bakri (PSD).

Segundo ele, essa é a melhor solução para que os cerca de um milhão de alunos não tenham seu processo de ensino e aprendizagem prejudicado devido à pandemia do coronavírus.

Na última semana, o Conselho Estadual de Educação aprovou a implantação da EaD nas escolas do Paraná por 17 votos a 1 – o único contrário foi da APP-Sindicato. O órgão entendeu que a medida foi desenvolvida respeitando a Constituição Federal e o conceito de amplo acesso à educação. Além disso, levou em conta a excepcionalidade do momento, uma que vez os colégios só serão reabertos quando a situação envolvendo o coronavírus for considerada segura pelas autoridades sanitárias.

Uma forma de assistir às aulas é nos canais vinculados à RIC, afiliada da Rede Record no Paraná. São três canais diferentes: um para o sexto e o sétimo ano do Ensino Fundamental, outro para o oitavo e o nono ano e um terceiro para o Ensino Médio. Os números para sintonização seguem o padrão ponto 2, ponto 3 e ponto 4. Por exemplo: em Curitiba, a transmissão será nos canais 7.2, 7.3 e 7.4. Essas videoaulas são exibidas simultaneamente no YouTube, onde também ficam arquivadas para serem vistas a qualquer momento.

Também será possível acompanhar o conteúdo pelo aplicativo Aula Paraná, que está em fase final de implantação e começará a funcionar nos próximos dias. Lá, além de assistir às aulas, os alunos poderão interagir com seus colegas e professores em tempo real, em um chat que funcionará como uma espécie de “sala de aula virtual”. O professor terá liberdade para enviar materiais de estudo e links que ajudem a complementar o conteúdo e também poderá definir atividades extras a serem realizadas pelos estudantes.

É importante destacar que o Aula Paraná não consumirá dados de 3G e 4G e poderá ser acessado, inclusive, em celulares pré-pagos, já que o Governo do Estado está providenciando pacotes junto às operadoras.

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Notícias Recentes

- Advertisment -