sexta-feira, abril 19, 2024
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
InícioAssembleia Legislativa do ParanáTraiano abre audiência pública sobre a participação da mulher

Traiano abre audiência pública sobre a participação da mulher

spot_img

No mês de março é comemorado o Dia Internacional da Mulher, no Paraná o mês inteiro é dedicado a mulher e seu crescente protagonismo. Nessa segunda-feira (9) foi realizada uma audiência pública sobre “Mulheres e Cidades Inclusivas”, proposição do deputado Ademar Traiano, deputada Mabel Canto e deputado Goura.

Ao abrir a sessão, Traiano destacou uma série de iniciativas da Assembleia Legislativa do Paraná para a valorização da mulher. Entre elas a criação da Procuradoria da Mulher, na Assembleia. uma entidade que permite que as mulheres possam encaminhar suas queixas e demandas diretamente para um órgão especializadas na própria sede do Parlamento estadual.

Traiano enfatizou ainda que é importante para que a representatividade política aumente, uma tomada de consciência da própria mulher do seu poder, de sua capacidade de aumentar seu espaço político, elegendo representantes nas Câmaras, Assembleias Legislativa, Câmara e Senado. “As mulheres ocupar seu espaço e elas terão todo o apoio e suporte para atingir esse objetivo na Assembleia Legislativa do Paraná”, garantiu Traiano.

Quatro assuntos são trabalhados pelo grupo: a produção feminina na arquitetura e urbanismo (com histórico para destacar a contribuição das mulheres); a criação de espaços urbanos pensado por e para mulheres; as trocas de experiências profissionais entre arquitetas e urbanistas de diferentes gerações; e a mulher no ambiente de trabalho e todas as suas implicações (salários, cargos de liderança, assédios moral e sexual, entre outros).

Participam do evento a presidente da Comissão de Equidade de Gênero do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná (CAU/PR), Margareth Menezes; a vice-presidente da Comissão de Estudos de Violência de Gênero (Cevige/OAB – Seção Paraná), Sandra Lia Bazzo; a diretora de Operações da ParanáCidade, Camila Mileke Scucato; a coordenadora-adjunta da Comissão de Equidade de Gênero do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná (CEG – CAU/PR), Rafaela Weigert; entre outras convidadas. “São mulheres preocupadas com outras num aspecto fundamental, mas muito pouco difundido, que é a questão urbanística. Trazer mais segurança e adaptar melhor as cidades para elas são assuntos extremamente importantes para a nossa sociedade”, destacou a deputada Mabel Canto.

Também na segunda-feira (9), na abertura da sessão plenária, ocorre o lançamento do primeiro Protocolo Unificado de Atenção à Mulher, um instrumento que visa melhorar o atendimento das Procuradorias Municipais e o encaminhamento de vítimas de violência. Essa é uma ação da Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia, conduzida pela deputada Cristina Silvestri (CDN), implementada com o apoio das deputadas Cantora Mara Lima (PSC), Luciana Rafagnin (PT), Mabel Canto (PSC) e Maria Victoria (PP). Parlamentares que integram a bancada feminina nesta legislatura.

Notícias Relacionadas

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Notícias Recentes

- Advertisment -