sexta-feira, abril 19, 2024
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
InícioPolítica ParanáTraiano promete mobilizar todas forças políticas para reabrir Estrada do Colono

Traiano promete mobilizar todas forças políticas para reabrir Estrada do Colono

spot_img

“Vamos mobilizar todas as forças políticas do Paraná para pressionar o Senado a aprovar a reabertura da Estrada do Colono”, a declaração é do presidente da Assembleia, Ademar Traiano (PSDB) durante reunião nesta quinta-feira (06), durante o Show Rural, em Cascavel.

A reabertura da Estada do Colono foi tema de uma reunião que aconteceu, com a presença do governador Carlos Massa Ratinho Junior, de prefeitos e representantes dos municípios da Amsop e Amop e revelou a existência de um consenso político sobre a necessidade da reabertura da Estrada do Colono. Foi aprovada uma moção de apoio para reforçar a determinação da classe política e dos produtores rurais pela reabertura da Estrada.

O governador, que revelou ser favorável a reabertura, considera que o Paraná precisa elaborar um projeto técnico satisfatório para superar as resistências a reabertura da estrada. “Eu acho que essa decisão passa pela política, mas é muito mais técnica, no sentido de achar uma solução adequada ambientalmente. Acho que a partir do momento que a gente criar um projeto para essa estrada, que ela possa ser uma estrada utilizada para o turismo, colocando uma série de regras, eu acho que nós temos ambiente para avançar”, declarou.

A Estrada do Colono tem 17,6 quilômetros, atravessa o Parque Nacional do Iguaçu, e liga os municípios Medianeira, Serranópolis do Iguaçu e Capanema. É um caminho histórico, aberto por volta de 1930. A estrada foi fechada em 1986, por pressão de ambientalistas; reaberta pela população em 1997 e fechada de novo em 2001, depois de ordem judicial. A distância rodoviária entre as cidades de Medianeira e Capanema aumentou de 58 quilômetros para 170 quilômetros pelo fechamento da Estrada, provocando prejuízos incalculáveis para a região.

O debate de hoje foi organizado pela Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (AMSOP) e pela Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (AMOP). Para o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano, a reabertura da Estrada do Colono é o resgate histórico para as regiões Oeste e Sudoeste. “O governador Ratinho entende a importância da possibilidade de reabertura da estrada pelo resgate histórico, do que ela representa para as regiões Oeste e Sudoeste. O Senado aprovando, ele dará o apoio total e integral para construir uma estrada moderna, dentro do princípio de convivência entre homem e natureza, que ela possa propiciar o turismo em toda a região’, disse Traiano.

O presidente da Assembleia destacou ainda a boa parceria que se estabeleceu entre a Assembleia e o governo do Estado. “Estamos cumprindo extensa agenda desde ontem (05), aqui em Cascavel, participando junto com o governador do lançamento de programas e anúncio de obras para estimular o meio agrícola. Juntamente com vários deputados reforçamos a presença do Poder Legislativo nas ações que beneficiam a agricultura. Além da criação de leis que fomentam o setor, estamos buscando todas as formas de ampliar a participação do Paraná no cenário agrícola nacional”.

O governador Ratinho Junior agradeceu hoje, publicamente, no Show Rural, em Cascavel, a importante contribuição da Assembleia para a aprovação de programas, como o Descomplica Rural, “que desburocratiza e facilita a vida para o produtor rural”. A Assembleia, segundo o governador, “tem tido um papel fundamental na modernização do Estado”.

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Notícias Recentes

- Advertisment -