sexta-feira, março 29, 2024
spot_img
spot_img
spot_img
InícioPolítica CuritibaLicitação do transporte coletivo necessita ajustes para beneficiar usuário

Licitação do transporte coletivo necessita ajustes para beneficiar usuário

spot_img

José Carlos Chicarelli

Apesar dos documentos divulgados pela CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Urbs (ou do Transporte Coletivo), na gestão do ex-prefeito Gustavo Fruet (2013/2016) e o embasamento para o município pedir a nulidade do atual contrato de concessão em Curitiba, até agora nada foi feito pela atual administração e nada indica que vai ser feito – nem pelos 38 integrantes da Câmara Municipal.

As investigações dos vereadores na época mostrou que o preço da passagem de ônibus estava superfaturado, sendo incluído na planilha itens desnecessários, como assinaturas de jornais e revistas, entre outros.

Em 2013, o Tribunal de Contas do Paraná (TC-PR) apontou diversas irregularidades no processo de licitação, além do superfaturamento da tarifa que, de acordo com o TC, não deveria custar mais de R$ 2,25 – hoje, o valor é de R$ 4,50.

O próprio Ministério Público do Paraná (MP-PR), na Operação Quixadá, cobrou o município de Curitiba a nulidade dos contratos de concessão do transporte coletivo por favorecimento a um grupo empresarial dominante, envolvimento de agentes públicos e influência de lobistas, como advogados destas empresas.

A proximidade entre o poder público e políticos não é nada bom para o usuário que acaba sendo prejudicado, pagando uma passagem cara e não recebendo a recompensa de bons serviços, como wi-fi para celulares, ar condicionado e quente, por exemplo.

José Carlos Chicarelli é suplente de vereador e criador da CPI da URBS do Transporte Coletivo de Curitiba

A matéria é opinativa e não reflete a opinião do veículo

Notícias Relacionadas

1 COMENTÁRIO

  1. Esta proximidade de.p políticos provavelmente estes recebem.beneficios.especialmente p. Suas campanhas eleitorais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Notícias Recentes

- Advertisment -