Paranaense eleito para Conselho Nacional de Política Cultural

Leonardo Franceschi Ferreira (Foto: AEN)

O Paraná ocupará uma das duas vagas reservadas à Região Sul no Conselho Nacional de Política Cultural. Apontado pelo Conselho Estadual de Cultura (Consec), Leonardo Franceschi Ferreira, de Colombo, foi eleito nesta semana com 120 votos, ficando atrás apenas de Vinicius Vieira de Souza, um dos candidatos do Rio Grande do Sul, que obteve 794 votos.

Previsto na Constituição Federal (art. 216-A, § 2º, inciso II), o Conselho Nacional de Política Cultural é responsável pela proposição de políticas públicas, visando promover a articulação e o debate entre as esferas governamentais e a sociedade civil organizada para o desenvolvimento e o fomento das atividades culturais brasileiras. É também a instância de caráter consultivo e de gestão compartilhada do Sistema Nacional de Cultura.

Ferreira afirma que o papel do Conselho é de extrema importância no momento atual, em que há uma crescente preocupação com a acelerada redução da representação da sociedade civil no sistema político. A sociedade civil tem sido sistematicamente emudecida, por meio do desmonte da cultura em nível federal, com a extinção de diversos fundos de fomento, e tememos que isso possa vir a se repetir nos estados e municípios.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here