quinta-feira, março 28, 2024
spot_img
spot_img
spot_img
InícioGeralComeça o Novembro Vermelho, mês dedicado a prevenir câncer bucal

Começa o Novembro Vermelho, mês dedicado a prevenir câncer bucal

spot_img

Uma das maiores ameaças a saúde humana é bem pouco conhecida pela maioria das pessoas. O câncer de boca é o quinto tumor mais frequente entre os homens e o sétimo entre as mulheres. Somente na região sul do Brasil, a cada 100 mil pessoas 15 serão diagnosticadas com câncer bucal, segundo estatísticas do Instituto Nacional do Câncer.

Esse desconhecimento deve diminuir a partir de agora com a Lei de autoria do deputado Ademar Traiano (PSDB), que institui o Novembro Vermelho, que dedica o penúltimo mês do ano a divulgação de ações destinadas a prevenir esse tipo de tumor. 

Segundo Traiano, a inspiração para propor essa Lei veio de casa. “Tenho um filho e uma nora que são dentistas e eles me alertaram sobre a importância da prevenção desse tipo de doença”, diz.

Quem mais batalhou por uma Lei para a prevenção desse tipo de câncer foi Ana Paula Prestes Virmond Traiano, a nora do presidente da Assembleia, que teve de enfrentar um câncer que conseguiu curar.

Como é odontóloga, com pós-graduação e mestrado nas áreas de diagnóstico oral (Estomatologia e Radiologia), professora e coordenadora clínica da Faculdade Guairacá, de Guarapuava, decidiu colocar essa bagagem profissional e pessoal a serviço de auxiliar as pessoas.

“Levei ao meu sogro a proposta de um projeto de lei especial para a prevenção do câncer bucal, sugerindo um mês dedicado a chamar a atenção dos paranaenses para os riscos desse tipo de câncer, que é de responsabilidade do cirurgião dentista diagnosticar”, conta Ana Paula.

O câncer bucal, segundo dados do Inca (Instituto Nacional do Câncer), a segunda maior causa de mortes no Brasil. Dentre as neoplasias malignas com maior incidência está o câncer de boca, que afeta os lábios, a língua e as mucosas da cavidade oral, podendo atingir ossos, músculos e outros tecidos da região. A prevenção pode salvar muitas vidas.

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Notícias Recentes

- Advertisment -