Esquerda continua dominando a UPE

Larissa Sousa (Foto Kleyton Presidente)

Larissa Sousa assumiu a presidência da União Paranaense dos Estudantes (UPE), na sexta-feira, em solenidade no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Paraná, em Curitiba, e na campanha teve apoio do PCdoB, partido sensação da esquerda paranaense.

Fazem parte da nova gestão, para um período de dois anos, além da Larissa; Lucas Miranda, vice-presidente; Thales Zaboroski, tesoureiro; Fernanda Junqueira, primeira tesoureira; Ana Keli, secretária-geral; Matheus Reis, primeiro secretário; Ana Paula Zanin, secretária de Comunicação; Elizabeth Gomes, secretária de Instituições Pagas; Flávia Medeiros, secretária de Cultura; Andrieli Coscoski, secretária de Políticas Educacionais; Lorenzo Casanova, secretário de Relações Institucionais; e Ana Flávia, diretora de Gênero.

O presidente do PCdoB no Estado, Elton Barz, participou da solenidade, além de Débora Castro representando a União Nacional dos Estudantes (UNE); Alessandro Greco Garcia pelo Sindicato dos Bancários de Curitiba; Gabriela Nunes do diretório acadêmico da Faculdade de Artes do Paraná (FAP); Wellintgon Tiago da União Paranaense dos Estudantes Secundaristas (Upes) e André Avelino pelo Conselho Estadual Juventude (Cejuv).

Histórico – Fundada em 1939 com a denominação de União Estadual dos Estudantes (UEE) do Paraná, passou a ser conhecida como União Paranaense dos Estudantes (UPE) na década de 1940. Em abril de 1968, a entidade foi fechada pelo regime militar e extinta pelo Ministério Público Federal em janeiro de 1969. Em 1980 foi reaberta e em 1983 foi declarada de utilidade pública.

A UPE foi criada com o compromisso de canalizar o debate sobre as questões da educação, servir de polo aglutinador das lutas estudantis e com a incumbência de fortalecer e ampliar a rede do movimento. A entidade se fez presente em importantes movimentos estaduais e nacionais, como a campanha do “O Petróleo é Nosso”, o Impeachment de Fernando Collor de Mello e movimento contra a privatização da Copel. Está instalada no prédio histórico conhecido por Casarão do Senhor Benjamin Lins de Albuquerque desde 1958, localizado na rua João Manoel, 142, São Francisco, em Curitiba (PR). (Com informações da Alep)

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here