Teatro como elemento de transformação será discutido em Curitiba

Lucienne Guedes (Foto: divulgação)

A primeira edição de “Corpos Poéticos – Encontro Internacional de Investigações Cênicas” vai oferecer oficinas, masterclasses, falas públicas, apresentações de trabalhos e mesas de conversa, com a participação de artistas do Brasil, dos EUA e da Argentina.

No evento será lançado uma publicação na qual a trajetória da companhia é narrada com textos e materiais produzidos pelos artistas que integram e colaboram com a companhia.

O encontro será 14 a 25 de outubro de 2019, em dois endereços, o Teatro José Maria e a Alfaiataria, novo espaço teatral da cidade que será aberto pela atriz Janaína Matter, uma das fundadora da Súbita. 

Para conhecer a programação completa, que conta com muitas atividades gratuitas, basta acessar o site da companhia (www.subitacompanhia.com.br).

Kameron Steele (EUA), Ana Woolf (Argentina), Jé Oliveira (Brasil), Lucienne Guedes (Brasil), Iván Haidar (Argentina) e Carlos Simioni (Brasil) irão ministrar oficinas, que estão com as inscrições encerradas.

As pesquisadoras Marisa Naspolini e Stela Fischer, por sua vez, irão compartilhar seus conhecimentos em falas públicas, abertas gratuitamente ao público.

O norte-americano Kameron Steele fará ainda uma masterclass gratuita e aberta ao público, às 14h, do dia 25, na Alfaiataria.

A Alfaiataria também vi abrigar a festa de aniversário e o lançamento da publicação sobre a Súbita, no dia 19, às 17h, com entrada franca.

Gratuito –  “De que forma o que pensamos enquanto artistas se revela no corpo” é o tema que norteará a conversa entre Anna Woolf e Carlos Simioni.

Marisa Naspolini vai compartilhar sua experiência no campo da educação conversando sobre o público a partir da temática “Transitando Entre Gênero, Teatro e Educação: Uma Experiência de Alteridade a Partir do Contexto Escolar”.

Kameron Steele e a Lucienne Guedes partem do tema “Como as técnicas e práticas físicas potencializam a poética da cena?” para estabelecer uma conversa. 

Ator, diretor e dramaturgo Jé Oliveira falará sobre sua experiência com a tradução cênica da obra dos Racionais MC`s e da leitura social-racial do “Gota D’Água (1975)”, de Chico Buarque e Paulo Pontes, na fala denominada “Barro, palco, farinha, açúcar e gota d’água”.

A atriz, diretora e doutora em Artes Cênicas Stela Fischer, por sua vez, parte do tema “Poéticas da transgressão: corpos de mulheres artistas/ativistas” para tratar sobre o corpo erótico, ativista e feminista de mulheres artistas latino-americanas.

Ana Woolf, Ivan Haidar e Lucienne Guedes farão também demonstrações de seus trabalhos. Ana Woolf, Ivan Haidar e Lucienne Guedes farão também demonstrações de seus trabalhos.

Para completar a programação, a Leitura dramática de “Insensatez”, de Maíra Lour, dramaturgia concebida em residência artística Brasil/Argentina pelo programa Iberescena.

Serviço:

O que:

Corpos Poéticos: I Encontro Internacional de Investigações Cênicas

Quando:

14 a 25 de outubro de 2019

Onde:

Conversas, mesas e falas públicas no Teatro José Maria Santos (R. 13 de Maio, 655), no período da noite.

Lançamento da publicação Súbita 12 anos, no dia 19, às 17h; e masterclass Método Suzuki, às 14h, do dia 25, na Alfaiataria (R. Riachuelo, 266).

Programação completa e detalhada: www.subitacompanhia.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here