sexta-feira, março 29, 2024
spot_img
spot_img
spot_img
InícioAssembleia Legislativa do ParanáDiscurso em Libras marca o Dia Nacional dos Surdos na Assembleia

Discurso em Libras marca o Dia Nacional dos Surdos na Assembleia

spot_img

Celma Gomes, que é surda, e faz parte da equipe de tradutores nas transmissões da Assembleia Legislativa do Paraná na Língua Brasileira de Sinais (Libras), fez um pronunciamento sobre a luta pela inclusão dos surdos na sociedade e no mercado de trabalho.

Foi a primeira vez na história da Assembleia que um deficiente auditivo discursou no Plenário utilizando Libras. A data foi escolhida em referência ao Dia Nacional dos Surdos, que se celebra nesta quinta-feira, 26 de setembro.

O espaço foi aberto por proposição do presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB), que também foi responsável, junto com a Mesa Diretora, pela introdução da tradução em Libras das sessões plenárias.

“Nada melhor do que este parlamento, sempre preocupado com a inclusão, para abrir esse espaço”, disse Traiano, recordando à parceria firmada pela Assembleia com a Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (Feneis) para que as sessões fossem traduzidas em Libras, tornando os debates do parlamento acessíveis aos surdos.

“Nós surdos não somos doentes, não temos uma patologia. Somos normais e precisamos que nosso direito linguístico e nossa comunicação sejam mais bem compreendidos”, afirmou Celma, que teve sua apresentação verbalizada pela intérprete de Libras, Lígia Klein.

“A tradução em Libras, implantada pela Mesa Executiva, oportuniza a participação de surdos e mudos nas discussões e ações do poder público. Demonstra também o respeito do Legislativo”, afirmou Traiano. “Esta é a primeira vez da história do Poder Legislativo que uma pessoa surda se manifesta da tribuna da Casa. Este é um gesto é um reconhecimento aos surdos paranaenses, que merecem ter garantido o seu espaço. São inúmeras as dificuldades para estarem inseridos, apesar de nossa Constituição afirmar que todos são iguais perante a lei”, completou.

O dia 26 de setembro foi escolhido como Dia Nacional dos Surdos por coincidir com a instituição da Escola de Surdos do Brasil (INES), em 1857, por Dom Pedro II. O dia 30 de setembro é o dia mundial dos tradutores e intérpretes de línguas e no dia 24 de setembro se celebra o Dia Nacional de Libras.

Em sua exposição na tribuna do Plenário, Celma Gomes explicou que a cor azul, usada no mês dos surdos, faz alusão à segregação dos deficientes físicos na Alemanha nazista durante a Segunda Guerra Mundial.

“Hitler fazia a opressão de todos os deficientes e os obrigava a usar uma fita azul no braço o que os estigmatizava como inferiores. Houve grande sofrimento para a comunidade surda”.

Ontem, a fita azul, usada no peito, significa a luta pela inclusão, pelo respeito e o direito à comunicação pela língua de sinais. Ela cobrou políticas públicas para escolas e hospitais. “Falta acessibilidade aos alunos para o acompanhamento dos conteúdos. Os pacientes surdos correm sérios riscos por conta da medicação errada por falta de comunicação. Este é um direito de cidadania”, afirmou. “Ainda temos muito que lutar, muito para conquistar, muito a fazer e não desistiremos”, frisou.

Representante da Feneis, Celma Juliane Siqueira Gomes é graduada em psicologia pela Universidade Positivo (UP); tem experiência na área clínica e de psicanálise com crianças, jovens e adultos surdos; educação com ênfase em Libras e educação para surdos, atuando nos principais temas de dificuldade de comunicação entre Português e Libras. Atualmente ela presta consultoria para a equipe de intérpretes de Libras da Assembleia Legislativa.

Inovação – As transmissões das sessões plenárias na linguagem dos sinais fazem parte do processo de modernização da TV Assembleia, que já transmite toda sua grade de programação e a geração de conteúdo em alta definição (HD) desde o mês de junho.

Além da mudança na qualidade da geração da imagem, a emissora institucional da Alep também renovou todo o seu parque tecnológico com objetivo de dar mais qualidade e visibilidade à atividade parlamentar.

Ao vivo – As sessões são transmitidas pela TV Assembleia nas segundas, terças e quartas-feiras a partir das 14h30. Também são reproduzidas, ao vivo, pelas redes sociais do Legislativo e no site da instituição. Na transmissão da TV Assembleia em canal aberto, através da Rede Mundial, já é possível acompanhar as sessões com legendas, pelo sistema closed caption.

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Notícias Recentes

- Advertisment -