sexta-feira, abril 19, 2024
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
InícioPolítica ParanáMostra 'Eliseu Lacerda' conta história através do cinema

Mostra ‘Eliseu Lacerda’ conta história através do cinema

spot_img

O Instituto Histórico e Geográfico do Paraná, em Curitiba, lançou a “Mostra de Cinema Professor Eliseu Lacerda’’ com a exibição dos documentários “Notícias da Rainha”, “ A que deve a honra da ilustre visita este simples marquês’’ e “ Vozes do meu vale’’.

A temática conta parte da história do Paraná e do Brasil, mostra é uma homenagem ao professor Eliseu Lacerda e membros e associados do instituto, intelectuais e estudiosos além dos familiares de Lacerda. O ex-governador Mário Pereira, engenheiro eletricista, prestigiou a mostra.

Carlos Sebastian Noziglia Lacerda, um dos filhos de Eliseu Lacerda, explicou o sentimento da família pela realização do projeto “Para nossa família é uma felicidade muito grande estar aqui hoje. É uma experiência muito rica, tudo o que a gente pode presenciar aqui com esses vídeos foi maravilhoso’’, dosse.

Presentes no evento, os três filhos de Eliseu Lacerda receberam uma placa comemorativa em homenagem ao pai. Pilar Emili Noziglia Lacerda (engenheira agrônoma), Andrea Alice Lacerda Pegorini (engenheira química) e Carlos Sebastian Noziglia Lacerda (engenheiro civil). Como o pai, todos são também engenheiros de segurança do trabalho.

Carlos fez questão de relembrar a figura do pai, falecido em 2010. “Ele era um historiador, deixou histórias e marcas para a família e a todos por seu trabalho e interesse pelas boas causas. Por onde a gente vai, conversamos com as pessoas e elas contam alguma história do meu pai, seja engraçada ou algo que aconteceu. Para nós, os filhos, é muito bacana e emociante representar seu legado’’.               

Quem foi Eliseu Lacerda
Eliseu Lacerda (1941-2010), engenheiro florestal, pós graduado em economia florestal e especialista em fotogrametria além de fotointerpretação. Ao longo do seu trabalho, o professor expôs seus conhecimentos na Universidade Estadual do Paraná, Universidade de Alfenas (MG) e Universidade do Contestado (SC). Em 1975, tornou-se membro da diretoria do Crea/PR, atuando diversas vezes como presidente do conselho. Em 1976 e 1986 foi membro do Instituto de Engenharia do Paraná. No ano de 1976, recebeu o certificado de “serviços relevantes prestados à Nação’’ pela  Conselho Federal de Engenharia e Agronomia. Em 1977, recebeu a placa de prata também pelo Crea/PR pelos “serviços relevantes prestados à engenharia do Paraná’’. Ganhou em 1998 o diploma de “Pioneirismo na Engenharia Florestal, no Brasil pela Apef’’.

Eliseu Lacerda também participou de mais de 70 congressos, nacionais e internacionais, possui cinco citações bibliográficas em âmbito nacional e internacional, e três colaborações em trabalhos científicos sobre “mecanização e explotação florestal e “segurança do trabalho’’. Eliseu tornou-se membro do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná em 2005 e permaneceu até 2009.

O instituto
Criado em 1900, o Instituto Histórico e Geográfico do Paraná surgiu a partir da realidade político econômica e sócio-cultural do estado. O objetivo principal, dentro de vários outros, é a construção do imaginário regional de integração os imigrantes europeus no Paraná.

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Notícias Recentes

- Advertisment -