sábado, abril 20, 2024
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
InícioPolítica ParanáTraiano e deputados apoiam a reabertura da Estrada do Colono

Traiano e deputados apoiam a reabertura da Estrada do Colono

spot_img

A reabertura da Estrada do Colono, trecho de estrada que tem grande importância para a Região Sudoeste e Oeste, ganhou hoje (15) o apoio do presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB) e de um grupo de deputados durante audiência pública realizada em Capanema.

Traiano, que visitou, com um grupo de lideranças políticas o Parque Nacional, disse que conhece bem e acompanha o problema desde o seu início.

“A questão da Estrada do Colono é uma polêmica que se arrasta desde 1986, quando a estrada foi fechada por pressão de ambientalistas”, lembrou.

Essa situação é uma afronta a região e causa enormes prejuízos financeiros. Nós temos ali, depois da divisa com a Argentina, uma estrada que corta o lado argentino do Parque Nacional do Iguaçu, onde também há um parque nacional, sem problema algum. É possível combinar uma estrada-parque com conservação da natureza, ao contrário do que afirmam os ambientalistas radicais”, afirmou.

Para o deputado, é perfeitamente possível combinar desenvolvimento econômico com preservação ambiental.

“É completamente possível uma convivência plena entre o homem e a natureza. Uma estrada-parque, com todas as cautelas ambientais pode ser a grande solução para a Região Sudoeste”, disse.

“Eu não consigo compreender o que os ambientalistas pensam e onde querem chegar. E eu fico feliz de que hoje exista uma visão diferenciada no Brasil sobre a questão ambiental. Menos radicalismo e mais objetividade”.

A Estrada do Colono de 17,6 quilômetros, é uma rodovia que liga os municípios Medianeira, Serranópolis do Iguaçu e Capanema que atravessa o Parque Nacional do Iguaçu.

A estrada foi fechada em 1986, reaberta pela população em 1997 e fechada de novo em 2001, depois de ordem judicial. 

Com o fechamento da Estrada, a distância rodoviária entre as cidades de Medianeira e Capanema aumentou de 58 quilômetros para 170 quilômetros provocando prejuízos incalculáveis para a região.

O fechamento da via é considerado um grande entrave econômico para as regiões Oeste e Sudoeste do Paraná.

Obras

Traiano também participou com os secretários Guto Silva e João Carlos Ortega da inauguração do trecho de asfalto da BR-163 de Lajeado Muniz até o Laticínio Santa Inez, do grupo Rohden, em Planalto.

Obra que envolveu recursos da ordem de R$ 2,2 milhões.

Segundo Traiano, que fez gestões para que essa obra fosse realizada, “ela é uma solução definitiva para uma antiga e importante demanda da comunidade. Estive na inauguração de uma UBS em Planalto. Também inauguramos um trecho de asfalto com recursos da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, para o recapeamento asfáltico dos trechos Rio Siemens até o distrito Sagrada Família e da Avenida Rio Grande do Sul a comunidade Km 47″, finalizou.

Na ocasião também foi assinado o contrato de uma obra de saneamento totalizando mais de R$ 29 milhões.

Ademar Traiano (Foto: divulgação)

Notícias Relacionadas

1 COMENTÁRIO

  1. Eu fiz essa viagem mais longa. Achei uma tremenda sacanagem fechar a estrada. O povo da região não merece. Tenho certeza que o poder público vai encontrar uma maneira de resolver os problemas para o transito normal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Notícias Recentes

- Advertisment -